Monumentos iluminados em azul lembram Dia Mundial do Autismo



Foto: Mariana Fiori/ Ilume

Neste sábado (02/04), cinco monumentos da cidade - Biblioteca Mário de Andrade, Estátua do Borba Gato, Monumento às Bandeiras, Ponte das Bandeiras e Viaduto do Chá – foram iluminados com a cor azul para comemorar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Os mil relógios digitais espalhados pela cidade também exibirão mensagens na cor azul em alusão ao dia.

A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), da SPObras, empresa que administra os relógios nos locais públicos, e do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria Municipal de Serviços.

O dia 2 de abril foi escolhido na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2008, e serve de referência para que governos, sociedade, pessoas com o transtorno no espectro autista e seus familiares reafirmem os direitos já conquistados, discutam sobre a importância do diagnóstico precoce e debatam sobre iniciativas para ampliar a inclusão em áreas fundamentais, como educação, cultura, saúde, esporte, entre outras. Apesar de não haver um número preciso, estima-se que haja dois milhões de autistas no Brasil, sendo a grande maioria ainda não diagnosticada.