Jardim Helena está inserido no Programa LED nos Bairros

Serão instaladas 5.900 lâmpadas com essa tecnologia, beneficiando uma população de mais de 90 mil habitantes

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Localizado no extremo Leste da cidade, na divisa com Guarulhos, o distrito Jardim Helena também será contemplado pelo programa “LED nos Bairros”. A partir de 16 de abril, nas ruas dos 14 bairros que compõem o distrito começarão a ser instaladas 5.900 unidades com essa tecnologia, em 161 quilômetros de vias. Serão beneficiadas mais de 90 mil pessoas. A previsão de término é 14 de junho, com investimentos estimados em R$ 29,1 milhões.

O projeto foi apresentado aos moradores nesta segunda-feira (28/03) em evento que reuniu o secretário de Serviços, Simão Pedro, o diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Alberto Serra, o subprefeito de São Miguel Paulista, Adalberto Dias de Sousa, aa chefe de Gabinete da Subprefeitura de São Miguel, Célia Aparecida Assumpção, e lideranças locais.

Ao explicar os benefícios da nova iluminação, o secretário Simão Pedro falou que a tecnologia LED por iluminar melhor e permitir alta resolução de cores traz uma sensação de conforto muito grande. “As pessoas poderão circular com mais tranquilidade”, ressaltou, ao citar o caso de Heliópolis, primeira comunidade a ser iluminada por LED. “Começamos por lá para atender a uma reivindicação das mulheres, que clamavam por mais segurança. Hoje, temos relatos de que elas passaram a circular mais durante a noite; até mesmo as crianças estenderam suas brincadeiras, como jogar bola nas ruas”. E completou: “é essa realidade que queremos ver implantada no Jardim Helena”.

O secretário relatou também os avanços alcançados em toda a cidade desde o início de 2013, quando as metas iniciais estabeleciam que em quatro anos deveriam ser introduzidos 18 mil pontos ao parque luminotécnico, além da remodelação (substituição de lâmpadas com baixo poder de iluminação por outras mais potentes) de outros 120 mil. “Pois bem, chegamos a 52 mil novos pontos e remodelamos 255 mil, o que significa que praticamente a metade do parque –composto por aproximadamente 618 mil lâmpadas- é nova.

De acordo com Alberto Serra, diretor do Ilume, a meta é “zerar” todas as demandas do local. “Não ficará nenhuma rua, viela ou praça sem iluminação, o que poderá fazer com que o número de lâmpadas (5.900) estabelecido inicialmente seja maior. Pode ser que, por um motivo ou por outro, exista algum ponto que não tenha sido relacionado”, explicou.

Segundo ele, a nova iluminação trará uma economia de R$ 730 mil/ano aos cofres públicos.

Programa - A escolha do distrito Jardim Helena para receber iluminação por LED, assim a dos demais em que o programa foi ou está sendo executado, não foi por acaso. Levou em consideração os altos índices de vulnerabilidade social.

O programa teve início no final do ano passado quando, em uma experiência bem sucedida, foram implantados 1.277 luminárias em Heliópolis, na Zona Sul. Neste ano, foram contemplados o bairro Jardim Monte Azul (Zona Sul) com 542 lâmpadas. Nesta semana, o Ilume se prepara para entregar as obras do distrito de Brasilândia (Zona Norte), com cerca de 9.400 luminárias, e do Lajeado (Zona Leste), com 6.800.

No próximo mês, deverão ser concluídas as obras de Sapopemba (Zona Leste, com 11.300 luminárias e as do distrito de Raposo Tavares (Zona Oeste), com 5.300 unidades. Até o final do semestre, serão a vez de Jardim Helena e Pedreira, Zona Sul (6.300).