Iluminação azul e vermelha chama a atenção para a prevenção das doenças dos rins

Foto: Arquivo

Chamar a atenção das pessoas sobre as doenças dos rins, tendo como foco principal a prevenção. Esse é o motivo pelos quais cinco monumentos da cidade –Biblioteca Mário de Andrade, Estátua do Borba Gato, Monumento às Bandeiras, Ponte das Bandeiras e Viaduto do Chá- serão iluminados pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume) durante esta quinta-feira, 10 de março.

Nesta data é comemorado em todo o mundo “Dia do Rim”. O tema da campanha deste ano é “Prevenção da doença renal começa na infância”.

No Brasil, a iniciativa é da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em conjunto com a International Federation of Kidney Foudations.

De acordo com a SBN, os principais fatores de risco para os rins são: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, fumo e uso de medicações nefrotóxicas. Entre as práticas por ela recomendadas para cuidar bem desses órgãos estão: prática de exercícios físicos regulares; evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras; controle de peso corporal e da pressão arterial; não abusar de bebidas alcoólicas; realizar anualmente exames laboratoriais para avaliar a dosagem de creatinina no sangue e analisar a urina.