Distrito de Raposo Tavares será iluminado por LED

Cerca de 450 logradouros começam a receber a tecnologia a partir de 16 de março. Inicialmente, serão instaladas 5.340 luminárias, beneficiando 100 mil habitantes

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Com a previsão de instalação de 5.340 luminárias distribuídas em 38 bairros, o distrito de Raposo Tavares (Zona Oeste) também será iluminado por LED. Nesta terça-feira (08), o secretário de Serviços, Simão Pedro, acompanhado do diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Alberto Serra, apresentou à comunidade local o projeto que prevê a substituição das atuais lâmpadas de vapor de sódio pela nova tecnologia.

Estimada em R$ 18,6 milhões, a nova iluminação, inserida no programa “LED nos Bairros”, será implantada pelo Ilume a partir de 16 de março em todos os logradouros – cerca de 450 -, numa extensão de 168 quilômetros de vias. Será beneficiada uma população de 100 mil habitantes.

“Dentre os 96 distritos da cidade, escolhemos sete, que apresentam altos índices de vulnerabilidade social, para fazer a transição das lâmpadas de vapor de sódio e/ou mercúrio por LED”, salientou o secretário Simão Pedro, ao dizer que o objetivo nestes locais é zerar o déficit de iluminação pública. “Com isso, queremos oferecer mais qualidade de vida e segurança para as mulheres que trabalham e chegam à noite às suas casas e aos estudantes que estudam no período noturno”, completou.

Ainda segundo o secretário, embora seja atribuição do Estado o combate à violência, a prefeitura pode contribuir para a sua diminuição ao proporcionar iluminação de qualidade. “O novo visual por ela apresentado muda a dinâmica social das comunidades, o que pode ser visto nas crianças brincando ‘até tarde da noite’ nas ruas”.

De acordo com Alberto Serra, o atual parque luminotécnico instalado no distrito de Raposo Tavares consome mensalmente 368.516 kWh/mês. Com a implantação das luminárias LED, esse consumo cairá para 185.269, ou seja, cerca de 50%. “É um impacto muito grande, pois com a economia gerada pagaremos o investimento”, declarou.

Programa - O programa “LED nos Bairros” integra o conjunto de remodelações iniciado em 2013 e que já remodelou (substituição de lâmpadas com baixa luminosidade por outras mais potentes) 242,6 mil pontos de iluminação em toda a cidade.

Após experiência bem sucedida em Heliópolis, com a implantação de 1.277 luminárias, o programa já contemplou o bairro Jardim Monte Azul (Zona Sul) com 542 lâmpadas, e se prepara para entregar neste mês (março) as obras do distrito de Brasilândia (Zona Norte), com cerca de 9.400 luminárias, e do Lajeado (Zona Leste), com 6.800.

Além de Raposo Tavares e de Sapopemba (Zona Leste), que deverão ser concluídos no próximo mês, serão contemplados até o final do semestre os distritos de Jardim Ângela, Zona Sul (10.100 unidades); Jardim Helena, Zona Leste (5.900); e Pedreira, Zona Sul (6.300).

Também estiveram presentes ao acontecimento: Márcia Dias da Silva, gestora do CEU Uirapuru, local onde o projeto foi apresentado; Ives Campos Lazarini, subprefeito de Butantã; e Maria Aparecida Perez, representante da Câmara Municipal.