Lâmpadas LED iluminam a Brasilândia

Intervenção faz parte do programa “LED nos bairros”, que está sendo implantado em regiões de alta vulnerabilidade social

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Acompanhado do secretário de Serviços, Simão Pedro, do subprefeito da Freguesia do Ó/Brasilândia, Alexandre Moratore, e do diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Alberto Serra, o prefeito Fernando Haddad entregou nesta segunda-feira (07/03) a iluminação por LED dos bairros Jardim Paulistano e Jardim Elisa Maria, distrito da Brasilândia (Zona Norte), em cerimônias realizadas nas Praças Divino Pai Eterno e Sete Jovens.

Com cerca de 95% das obras concluídas em todo o distrito, a previsão do Ilume é que a implantação de lâmpadas do modelo LED chegará à sua totalidade dia 15 de março. Ao todo, serão 9.400 unidades em 708 logradouros, numa extensão de 245 quilômetros, com investimentos estimados de R$ 33,2 milhões. Serão beneficiados 265 mil habitantes.

A intervenção faz parte do programa “LED nos bairros”, que prevê instalar essa tipo de lâmpada até o final do semestre em bairros dos distritos de Jardim Ângela, Zona Sul (11.200), Raposo Tavares, Zona Oeste (5.340), Sapopemba, Zona Leste (11.300), Jardim Helena, Zona Leste (11.200), e Pedreira, Zona Sul (6.600). No distrito de Lajeado (Zona Leste), que será contemplado com 6.800 lâmpadas, as obras estão em andamento e devem ser concluídas ainda neste mês.

“A segurança pública é um dos itens que encabeçam a lista de prioridades de Brasilândia. No que compete à prefeitura, podemos contribuir com a melhoria da iluminação. E isso estamos fazendo com a implantação de lâmpadas LED em todo o distrito. Mais do que conforto, a nova iluminação traz mais segurança principalmente para as mulheres , que se sentem mais confortáveis para circularem, principalmente quando da ida ou da volta do trabalho”, enfatizou o prefeito Fernando Haddad.

“É o que chamamos de segurança pública primária”, continuou o prefeito, ao dizer que o programa está sendo implantado em locais que apresentam altos índices de vulnerabilidade social.

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Para o secretário Simão Pedro, a modernização da iluminação pública colocada em prática desde o início de 2013 não só deixa a cidade mais bela como é fundamental para a valorização e reocupação dos espaços urbanos. “Sem contar que são lâmpadas que consomem, em média, 50% menos energia elétrica, além de iluminar o dobro das atuais utilizadas e de reproduzir melhor as cores”, destacou, ao lembrar que a iluminação pública por meio de LED dá mais segurança para as mulheres em bairros periféricos. “O impacto positivo é enorme”, finalizou.

O programa, que antecede a entrada em vigor da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação, foi iniciado pelo bairro Jardim Monte Azul (Zona Sul), contemplado com 534 lâmpadas em 70 logradouros, após experiência bem-sucedida na comunidade de Heliópolis, abastecida com 1.277 unidades deste tipo.

PPP da Iluminação – Dentro de cinco anos, toda a cidade deverá ser iluminada por lâmpadas do modelo LED, conforme prevê Parceria Público-Privada.

Por meio dela, o vencedor terá de prestar serviços de modernização, otimização, expansão, operação, manutenção e controle remeto e em tempo real da infraestrutura da rede de iluminação pública do município.

No primeiro ano da parceria, deverão ser trocados 10% das atuais lâmpadas por modelos LED e o parque ampliado em 70 mil lâmpadas com essa tecnologia; nos quatro anos seguintes, deverão ser substituídos 22% das luminárias (anualmente) até completar o parque, além de ampliá-lo em 5% por período para fazer frente ao crescimento da demanda, que é constante.