Distrito do Lajeado começa a receber tecnologia LED

Obras integram o programa “LED nos Bairro” que instalará 55.642 luminárias LED na cidade até o final de junho

Foto: Ilume

As obras que revitalizarão a iluminação pública do Distrito Lajeado (Zona Leste) – tiveram início nesta segunda-feira (22) e contaram com três equipes do Departamento de Iluminação Pública (Ilume). As primeiras ruas que receberam a tecnologia foram: Cacto Rosa, Marambainha, Penha Longa e Copenhague. A previsão é de que o serviço seja concluído até o final de março. Serão 6.800 luminárias LED em 630 logradouros do distrito, contemplando 104 mil munícipes.

O distrito Lajeado tem 9,2 km², equivalente às áreas combinadas dos distritos Consolação, Liberdade e Sé. Esta obra faz parte do programa “LED nos Bairros”, ação que está modernizando a iluminação pública dos bairros e distritos da capital.

Alberto Serra, diretor do Ilume, destaca que o número de lâmpadas pode ser maior do que o estimado. “Implantaremos novos pontos à medida que detectarmos essa necessidade, o que significa dizer que as 6.800 lâmpadas previstas podem chegar a mais de 7 mil”, disse.

A iluminação LED traz uma série de benefícios, ela é mais econômica do que as lâmpadas de vapor de sódio, não há necessidade de manutenção constante e possui longa vida útil (cerca de 10 anos). O custo estimado para as trocas no Lajeado é de R$ 23 milhões.

LED nos Bairros

A nova iluminação de Heliópolis - projeto piloto que deu origem ao programa LED nos Bairros - foi entregue no dia 10 de dezembro de 2015. Foram instaladas 1.277 luminárias LED em 224 logradouros.

O bairro Monte Azul (Subprefeitura M’Boi Mirim) recebeu 546 luminárias, distribuídas por 70 logradouros.

Próximos passos – Até o final de junho, outros seis bairros – Brasilândia (9.400 unidades), Jardim Ângela (10.100), Jardim Helena (5.900), Pedreira (6.300), Raposo Tavares (5.300) e Sapopemba (11.300)- também serão contemplados com iluminação por meio de LEDs, num total aproximado de R$ 200 milhões de investimentos.