Iluminação pública fecha dezembro de 2015 em 20º lugar na Ouvidora Geral do Município

De item mais reclamado na Ouvidoria Geral do Município (OGM) de São Paulo no início de 2013, a iluminação pública fechou o mês de dezembro de 2015 em 20º lugar, com apenas 15 demandas entre os 832 protocolos abertos por aquele órgão.

A classificação reflete a melhora na iluminação pública, que passa por um processo de modernização iniciado no começo da atual gestão. Desde então, já foram remodelados cerca de 255 mil luminárias (substituição de lâmpadas de baixo potencial luminotécnico por mais modernas e eficientes, como vapor de sódio e LED), além da ampliação do parque em 52 mil luminárias em locais em que a iluminação inexistia ou necessitava de reforço.

Natureza/Número de reclamações

1 – Via pública/logradouro - 92
2 – Jardinagem - 69
3 – Pertubação do silêncio - 56
4 – Trânsito - 56
5 – Limpeza pública/lixo - 42
6 – Atendimento - 34
20 – Iluminação Pública - 15

Além da Ouvidora, que atende pelo telefone 156, os munícipes podem fazer reclamações/sugestões de três maneiras:

• Ligue Ilume - 0800-779-0156
Serviço disponível 24 horas por dia, todos os dias. Este é o canal adequado para as demandas frequentes relacionadas à iluminação pública (via sem luz, reparo de lâmpadas, reposição de fios etc)

• pelo endereço http://sac.prefeitura.sp.gov.br/;

• pelo aplicativo Take Vista - Por seu intermédio, o munícipe pode registrar as irregularidades por meio de fotos ou vídeos e enviá-las para a hashtag (#) "IluminacaoPublica". Se preferir, poderá descrever os problemas encontrados ou, até mesmo, fazer comentários.

Um dos grandes trunfos do aplicativo é que os eventos (fotos, vídeos, áudios) ao serem registrados armazenam automaticamente as coordenadas geográficas de onde são gerados, não necessitando, portanto, mencionar a localidade do que se pretende informar.