PREFEITURA DE SÃO PAULO

Entorno do Mercadão tem iluminação revitalizada

Estão sendo instalados 150 novos pontos, dos quais 48 pedonais, iluminação voltada para pedestres

22/01/2016 14h18

Não é somente a cidade de São Paulo que celebra aniversário no dia 25 de janeiro. Um de seus cartões postais mais famosos, o Mercado Municipal Paulistano –ou Mercadão, como é conhecido- completa 83 anos. Como presente, a iluminação de seu entorno está sendo revitalizada pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume). O resultado pode ser definido em mais conforto para os frequentadores, e também em melhor exposição do edifício, que se tornou visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países.

A nova iluminação será composta por 48 novos pontos pedonais (iluminação voltada para pedestres), ampliação de 102 pontos com lâmpadas de vapor de sódio e a remodelação de 10 lâmpadas de vapor de mercúrio, que estão sendo substituídas por vapor de sódio.

O entorno revitalizado compreenderá os seguintes logradouros: Avenidas Mercúrio e do Estado; Ruas da Cantareira, Comendador Assad Abdalla, Comendador Afonso Kherlakian, Dr. Tapurã de Miranda e Cavalheiro Basílio Jafet; Canteiro Central da Barão de Duprat com a Rua da Cantareira; e Parque Dom Pedro.

Um pouco sobre o Mercadão - Inaugurado em 1933, o edifício foi construído pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, que, entre outros, é autor dos projetos do Theatro Municipal, prédio dos Correios, Palácio das Indústrias, no centro da cidade, e Casa das Rosas, na Avenida Paulista.

O mercado reúne vários estilos arquitetônicos, que explora a iluminação natural com o uso de claraboias e telhas de vidro. Os vitrais, de estilo gótico, foram projetados pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, autor também dos vitrais do Theatro Municipal São Paulo, Catedral da Sé e mais de 300 igrejas brasileiras.

O prédio é tombado como “bem cultural de interesse histórico-arquitetônico da cidade” pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).