Lâmpadas de tecnologia LED começam a ser implantadas em diversos distritos

Além de consumir menos energia elétrica e iluminar praticamente o dobro, as lâmpadas de tecnologia LED começaram a ser instaladas em diversos bairros da Capital. As comunidades de Heliópolis e do Jardim Monte Azul foram as primeiras a serem beneficiadas



Nova iluminação em LED no Jardim Monte Azul.

Foto: Leon Rodrigues/Secom

Depois de chegar às comunidades de Heliópolis e do Jardim Monte Azul, ambos na Zona Sul, agora é a vez dos distritos de Brasilândia, Lajeado, Raposo Tavares, Sapopemba, Jardim Ângela, Jardim Helena e Pedreira a começarem a contar com a tecnologia LED. Até o final deste semestre, por meio do programa “LED nos bairros”, nessas localidades, escolhidas por conta dos altos índices de vulnerabilidade social, serão instaladas 56,5 mil unidades. São lâmpadas que consomem menos energia elétrica em relação a outros tipos utilizadas, além de iluminar praticamente o dobro.

Essas iniciativas, que antecede a entrada em vigor da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação, tiveram como ponto de partida o bairro Jardim Monte Azul (Zona Sul), após experiência bem-sucedida na comunidade de Heliópolis, que recebeu 1.277 lâmpadas de LED, o que a caracterizou como o primeiro bairro da América Latina a contar com essa tecnologia.

No Jardim Monte Azul – obras entregues na primeira semana do ano –, foram instaladas 534 lâmpadas de LED em 53 logradouros (ruas, escadões, avenidas, praças e vielas), numa extensão de 10 quilômetros.

Com obras iniciadas em dezembro e com previsão de término no final de fevereiro, o distrito de Brasilândia (Zona Norte) é o próximo a ser beneficiado pelo programa. No local, serão colocadas 9.400 lâmpadas de LED em 708 logradouros, numa extensão de 245 quilômetros. Já foram executados cerca de 20% dos trabalhos. Serão beneficiados 265 mil habitantes.

Em fevereiro, será vez do distrito do Lajeado (Zona Leste) a ser contemplado. Até abril, a localidade será contemplada com 6.800 lâmpadas de tecnologia LED. Serão 630 logradouros (178 quilômetros de via) que beneficiarão 104 mil habitantes.

No Jardim Ângela (Zona Sul), a iluminação pela tecnologia LED começa a ser implantada em março. Até o final de maio, 840 logradouros (extensão de 300 quilômetros de vias) receberão 11.200 lâmpadas dessa tecnologia. Os investimentos na região beneficiarão 295 mil habitantes.

A partir de abril, o programa desembarca nos distritos de Raposo Tavares (Zona Oeste), Sapopemba (Zona Leste), Jardim Helena (Zona Leste) e Pedreira (Zona Sul). Nessas regiões, o aprimoramento da iluminação pública irá melhorar a qualidade de vida de 621 mil habitantes:

• Raposo Tavares – 5.340, em 445 logradouros

• Sapopemba – 11.300, em 944 logradouros

• Jardim Helena – 5.900, em 398 logradouros

• Pedreira – 6.600, em 529 logradouros

PPP da Iluminação – Dentro de cinco anos, a iluminação por lâmpadas de tecnologia LED, que hoje é vista em pontos como Avenida 23 de Maio, Marginal Pinheiros, Baixos do Elevado Costa e Silva (Minhocão) e Viaduto do Chá, estarão por toda a cidade. Isso porque, por meio de PPP, esse será o prazo para que o vencedor coloque em prática a prestação de serviços de modernização, otimização, expansão, operação, manutenção e controle remoto e em tempo real da infraestrutura da rede de iluminação pública do município.

No primeiro ano da parceria, deverão ser trocados 10% das atuais lâmpadas por LED. Nos quatro anos seguintes, deverão ser substituídos 22% das luminárias (anualmente) até que todo o parque seja modernizado.

“A modernização da iluminação pública faz parte dos compromissos assumidos pela prefeitura para tornar a cidade cada vez mais bela. Além de contribuir para a segurança primária, também é fundamental para a reocupação dos espaços públicos durante a noite, proporcionando mais conforto aos moradores”, afirma Simão Pedro, secretário de Serviços.

Veja mais informações sobre o Programa LED nos Bairros no documentos a seguir:

Programa de Obras - Led nos Bairros 2016
Baixe aqui

Logradouros contemplados:

Jardim Monte Azul – Download PDF – Entregue
Brasilândia – Download PDF – Em obras
Lajeado – Download PDF – A iniciar
Raposo Tavares – Download PDF – A iniciar
Sapopemba – Download PDF – A iniciar
Jardim Ângela – Download PDF – A iniciar
Jardim Helena – Download PDF – A iniciar
Pedreira – Download PDF – A iniciar