Centro Histórico de Santo Amaro será iluminado por LED

A obra integra o programa “LED nos Bairros”. Execução está prevista para março



Foto: Mariana Fiori/Ilume

O Centro Histórico do bairro de Santo Amaro (Zona Sul) será iluminado por lâmpadas de modelo LED. Com execução para março, a obra que prevê a instalação de cerca de 120 luminárias em pontos como Largo 13 de maio, praças Floriano Peixoto e Salim Farah Maluf, parte da avenida Adolfo Pinheiro e rua Senador Flaquer, entre outros, foi apresentada nesta quinta-feira (21) pelo secretário de Serviços, Simão Pedro, em evento na Associação Comercial de Santo Amaro, que contou também com a participação do prefeito Fernando Haddad.

Integrada ao programa “LED nos Bairros”, a obra substituirá 95 luminárias de vapor de sódio e absorverá investimentos de R$ 550 mil. “Requalificar a região é uma reivindicação antiga e a instalação de lâmpadas LED irá valorizar muito a área”, destacou Simão Pedro, que citou outros benefícios proporcionados pela tecnologia, como melhor iluminamento e redução do consumo de energia elétrica.

Ao falar sobre os investimentos que a prefeitura vem realizado no campo da iluminação pública, o secretário lembrou que o consumo mensal de energia elétrica gerado pelo parque luminotécnico da cidade, composto por aproximadamente 618 mil lâmpadas, é o equivalente a 10% da produção de uma turbina de Itaipu – em torno de 45 GWh. “Com o objetivo de reduzir esse consumo em 50% é que a prefeitura iniciou o programa “LED nos Bairros”.

Esse programa, destacou Simão Pedro, teve início no bairro do Jardim Monte Azul (Zona Sul) com a instalação de 534 lâmpadas, após experiência bem-sucedida na comunidade Heliópolis, onde foram colocadas 1.277 unidades com a tecnologia LED. “Agora, estamos indo para Brasilândia (cerca de 20% da obra já foi concluída) e até o final do semestre iluminaremos bairros de sete distritos, em que instalaremos 56,5 mil lâmpadas de modelo LED”, enfatizou.

Além de Brasilândia, que receberá 9.400 unidades, os distritos mencionados pelo secretário são: Lajeado, na Zona Leste (6.800 lâmpadas); Jardim Ângela, Zona Sul (11.200); Jardim Helena, Zona Leste (11.200); Raposo Tavares, Zona Oeste (5.340); Sapopemba, Zona Leste (11.300); e Pedreira, Zona Sul (6.600).

“Santo Amaro, que já foi um município, completou 464 anos dia 15 de janeiro, e sempre foi considerado o centro da Zona Sul. Por isso, quando se fala em requalificação de seu centro histórico, a iluminação por meio de LED vem para realçar ainda mais a sua importância”, destacou Laércio Ribeiro de Oliveira, subprefeito de Santo Amaro.

Em seu pronunciamento, o prefeito Fernando Haddad disse que a troca da atual iluminação é interessante porque o investimento em iluminação por meio de lâmpadas LED é pago com a própria economia de energia gerada pelo sistema. “Descobrimos que por meio de uma parceria público-privada, os parceiros podem antecipar o dinheiro para reformular todo o parque, e que podemos amortizar esse investimento com o que é economizado em energia”, destacou o prefeito.

Ele acredita que em um período de crise, como a que o País atravessa, a parceria também contribuirá para a abertura de vagas de empregos, estimada por ele entre 5 e 10 mil postos. “É um exemplo que deveria ser seguido por outras cidades”, enfatizou.



Foto: Mariana Fiori/Ilume

Participaram também da apresentação o diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), José Alberto Serra, e a vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, Olívia Costa.

PPP da Iluminação – Dentro de cinco anos, a iluminação por lâmpadas modelo LED, que hoje é vista em pontos como Avenida 23 de Maio, Marginal Pinheiros, Baixos do Elevado Costa e Silva (Minhocão) e Viaduto do Chá, estarão por toda a cidade. Isso porque, por meio de PPP, esse será o prazo para que o vencedor coloque em prática a prestação de serviços de modernização, otimização, expansão, operação, manutenção e controle remoto e em tempo real da infraestrutura da rede de iluminação pública do município.

No primeiro ano da parceria, deverão ser trocados 10% das atuais lâmpadas por modelos LED e o parque ampliado em 70 mil lâmpadas com essa tecnologia; nos quatro anos seguintes, deverão ser substituídos 22% das luminárias (anualmente) até completar o parque, além de ampliá-lo em 5% por período para fazer frente ao crescimento da demanda, que é constante.