Iluminação por LED valoriza os espaços públicos

Vista em 20 mil pontos, objetivo é contar com a tecnologia em toda a cidade em cinco anos

 

Foto: Leon Rodrigues/Secom

Das 618 mil lâmpadas que compõem o parque luminotécnico da cidade de São Paulo, quase 20 mil são LED, das quais quase a metade (9.074 unidades) foram instaladas nos dois últimos anos.

Essa tecnologia, que consome, em média, 50% menos energia elétrica em relação a outros tipos de lâmpadas utilizadas e clareiam mais, daqui a cinco anos deverá ser vista em toda a cidade. Isso porque, por meio de uma parceria público-privada, esse será o prazo para que o vencedor coloque em prática a prestação de serviços de modernização, otimização, expansão, operação, manutenção e controle remoto e em tempo real da infraestrutura da rede de iluminação pública do município de São Paulo.

Em resumo, essa parceria funcionará assim: no primeiro ano, deverá trocar 10% das luminárias por LED e ampliar o parque em 70 mil pontos de iluminação; nos quatro anos seguintes, substituir 22% das luminárias anualmente até completar o parque, além de ampliá-lo em 5% por período para fazer frente ao crescimento da demanda, que é constante.

Enquanto isso, a Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), continua colocando em ação o seu programa de remodelação. Iniciado em 2013, o programa que prevê a substituição de lâmpadas com baixo potencial luminotécnico por outras mais eficientes já substituiu mais de 255 mil lâmpadas, ou cerca de 40% de todo o parque. O objetivo é contribuir com a segurança urbana, qualificar os espaços públicos e levar mais qualidade de vida aos munícipes.

Parte importante dessa ação, que já levou iluminação por meio de LED a pontos como Avenida 23 de Maio, Marginal Pinheiros, baixos do Elevado Costa e Silva (Minhocão) e Viaduto do Chá, é o programa “LED nos bairros”. Por meio dele, já foram beneficiadas duas comunidades: Heliópolis, com 1.277 luminárias (primeiro bairro da América Latina a contar com essa tecnologia), e Jardim Monte Azul, com 546 luminárias.

Até o final do semestre, a meta é instalar outras 55 mil unidades em bairros de sete distritos - Brasilândia (9.400 unidades), Jardim Ângela (10.100), Jardim Helena (5.900), Lajeado (6.800), Pedreira (6.300),Raposo Tavares (5.300) e Sapopemba (11.300)- também serão contemplados com iluminação por meio de LEDs, num total aproximado de R$ 200 milhões de investimentos. A escolha desses locais leva em conta os índices de vulnerabilidade social.

Para o secretário de Serviços, Simão Pedro, a modernização da iluminação pública da cidade, além de melhorar a sensação de segurança, contribui para a reocupação dos espaços públicos durante a noite, garantindo mais conforto aos moradores.