União de Vila Nova: de praticamente escura a completamente iluminada

Localizado na região de São Miguel Paulista, bairro conta com 784 pontos com lâmpadas de vapor de sódio

Foto: Leon Rodrigues/Secom

Depois de permanecerem por mais de 20 anos praticamente às escuras, já que o local contava apenas com cerca de 100 luminárias para iluminar 95 logradouros (ruas, avenidas, praças e vielas) –uma extensão de cerca de 50 quilômetros de vias-, os 32 mil habitantes do bairro União de Vila Nova, na região da Subprefeitura de São Miguel Paulista, têm um bom motivo para comemorar. Foi entregue nesta quinta-feira (07/01), em cerimônia que contou com a presença do prefeito Fernando Haddad , do secretário de Serviços, Simão Pedro, do subprefeito de São Miguel Paulista, Adalberto Dias de Sousa, e diversas lideranças locais, uma nova iluminação, quase oito vezes maior, composta por 784 pontos com lâmpadas de vapor de sódio, num investimento de R$ 2,478 milhões.

A obra, que levou cerca de dois meses para ficar pronta, se caracteriza como o maior empreendimento de ampliação de iluminação realizada em um só bairro. Faz parte do programa de melhoria do serviço iniciado em janeiro de 2013 pela Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), e que incorporou à rede de iluminação 52 mil luminárias, elevando-a para aproximadamente 618 mil unidades.

“Estamos nos confraternizando com os moradores pela conquista que alcançaram. De nossa parte, é uma demonstração do compromisso assumido pela prefeitura de inclusão social por meio de ruas e praças mais iluminadas, o que contribui para a reocupação dos espaços públicos durante a noite, garantindo mais conforto aos moradores e ampliando a sensação de segurança”, destacou o secretário Simão Pedro.

“Os pontos aqui instalados levam mais segurança, principalmente para as mulheres e as crianças. Vocês conquistaram graças à luta, à determinação e ao desejo de ter melhor qualidade de vida”, completou.

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Ao citar a importância que a iluminação pública de qualidade exerce na vida dos cidadãos, o prefeito Fernando Haddad lembrou que o Ilume já trocou aproximadamente 40% das lâmpadas com baixo poder luminotécnico, caso específico das que contém vapor de mercúrio (foram remodeladas 255 mil unidades desde 2013), em toda a cidade. “Isso sem contar com as 52 mil novas lâmpadas que foram instaladas. Só aqui na Vila Nova foram 800”, enfatizou.

“Em outras localidades, estamos trocando por LED, que transforma a noite em dia, o que é fundamental para a segurança da mulher que precisa se locomover à noite. Infelizmente, o Estado não oferece a segurança que necessitamos, daí as comunidades exigirem uma iluminação pública de qualidade”, ressaltou o prefeito. “Nossa atuação é a de defender uma cidade cada vez melhor. Nesse sentido, a Zona Leste, como um todo, está mudando para melhor”, finalizou.

Participaram também do evento: Célia Cristina Bortoletto, secretária municipal de Saúde, em exercício; Eduardo Suplicy, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Dulce Xavier, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, em exercício; José Rubens Domingues Filho, secretário-adjunto da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras; Wilson Ianelli de Souza, subprefeito de Itaim Paulista; Alberto Serra, diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume); José Antonio Bacchim, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb); e representantes da comunidade.


Foto: Mariana Fiori/Ilume

PPP – Em breve deverá ser conhecido o vencedor da licitação da parceria público-privada, que terá como missão a modernização, otimização, expansão, operação, manutenção e controle remoto e em tempo real da infraestrutura da rede de iluminação pública do município de São Paulo, composta por 618 mil luminárias.

Nos primeiros cinco anos da parceria, o vencedor da concorrência terá que investir anualmente R$ 1,7 bilhão para trocar, já no primeiro ano, 10% das luminárias da cidade por LED, além de ampliar o atual parque em mais 70 mil pontos de iluminação. Nos quatro anos seguintes, terá de trocar 22% das luminárias por ano até completar o parque, além de fazer a ampliação de mais 5% por ano para fazer frente ao crescimento da demanda, que é constante.