Cor vermelha alerta para a luta contra a Aids

Foto: Assessoria de Imprensa/SES

Durante o mês de dezembro, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) iluminará com a cor vermelha quatro monumentos da cidade – Biblioteca Mário de Andrade, Monumento às Bandeiras, Ponte das Bandeiras e Viaduto do Chá – como forma de incentivar as ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, em especial a Aids.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2014 foram notificados 39.951 casos da doença, uma redução de 4,4% em relação ao ano anterior. Com relação a 2015, foram divulgados apenas dados até o fim de junho: 15.181 notificações, das quais cerca de 2 mil registrados em jovens com idade entre 15 e 24 anos.

Esse quadro tem preocupado o governo, principalmente porque nos últimos dez anos o crescimento da epidemia entre pessoas dessa faixa etária foi de 36,5%. Somente no ano passado foram 4.669 casos, o que explica por elas são o alvo da campanha do ministério deste ano.

Três desses monumentos – Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras e Viaduto do Chá – mudam para a cor flicts somente entre 2 e 5 de dezembro para apoiar a 6ª edição da Virada Inclusiva, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.