Maior ampliação de iluminação pública em um só bairro acontece na União Vila Nova

Serão 712 pontos com luminárias de vapor de sódio. O projeto prevê ainda a iluminação de ponte que liga São Paulo a Guarulhos



Foto: Mariana Fiori/Ilume

A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), iniciou ontem (16/11) a iluminação do bairro União de Vila Nova, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.

A obra prevê a implantação de 712 novos pontos com luminárias de vapor de sódio, o que caracteriza como a maior ampliação de iluminação pública em um único bairro. Serão investidos R$ 2.478.000.

O projeto prevê ainda a iluminação – 20 pontos - da ponte que liga a cidade de São Paulo (Rua Assis Ribeiro) a Guarulhos (Avenida Santos Dumont), atendendo, dessa maneira, a uma demanda que existe há mais de dez anos.

“A obra em União de Vila Nova é mais uma demonstração do compromisso assumido pela prefeitura de inclusão social por meio de ruas e praças mais iluminadas”, afirma Simão Pedro, secretário de Serviços.

Ainda de acordo com o secretário, a nova iluminação contribuirá para a reocupação dos espaços públicos durante a noite, garantindo mais conforto aos moradores e ampliando a sensação de segurança.

Parceria público-privada

Na sexta-feira (13/11), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços, republicou o edital de licitação de Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação, com as modificações propostas pelo Tribunal de Contas do Município.

O escopo permanece o mesmo do edital lançado em abril e suspenso pelo TCM, já que manteve a previsão de modernização, otimização, expansão, operação, manutenção e controle remoto e em tempo real da infraestrutura da rede de iluminação pública do município de São Paulo, composta por 617 mil luminárias. Os interessados terão 60 dias para apresentar as propostas. O contrato deverá ser assinado no primeiro trimestre de 2016.

Nos primeiros cinco anos da parceria, o vencedor da concorrência terá que investir anualmente R$ 1,7 bilhão para trocar, já no primeiro ano, 10% das luminárias da cidade por LED, além de ampliar o atual parque em mais 70 mil pontos de iluminação. Nos quatro anos seguintes, terá de trocar 22% das luminárias por ano até completar o parque, além de fazer a ampliação de mais 5% por ano para fazer frente ao crescimento da demanda, que é constante.