Iluminação pública é um dos itens menos reclamados na Ouvidoria Geral do Município

Boa colocação se deve às melhorias promovidas no sistema pelo Ilume desde 2013

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Relatórios da Ouvidora Geral do Município de São Paulo mostram que a “Iluminação Pública” tem aparecido em posição de destaque nos primeiros sete meses de 2015, no que se refere ao número de queixas atendidas pelo órgão.

Na média do primeiro trimestre deste ano, ficou em 12º lugar, com apenas 110 reclamações de um universo de 3.867; no segundo, a classificação obteve o 9º lugar, com 177 queixas de um total de 4.412. Em julho, o item aparece em 9º lugar, com 69 reclamações entre 1.652 demandas.

“Os números constatam que a modernização colocada em prática pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), a partir de 2013, que substituiu lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio em cerca de 250 mil pontos, além de acrescentar outros 45 mil ao parque luminotécnico, hoje estimado em 620 mil unidades, tem contribuído para tornar São Paulo uma cidade melhor iluminada e, por conseguinte, diminuído as queixas contra o serviço”, explica Alberto Serra, diretor do Ilume.

Comparativo das naturezas demandadas

2º Trimestre 2015

1) – Jardinagem 421
2) – Via pública/logradouro 366
3) – Bilhete Único 290
9) Iluminação pública 177

Julho/2015

1) Jardinagem 164
2) Via pública/logradouro 155
3) Perturbação do silêncio 90
9) Iluminação pública 69

Canais de contato com o Ilume

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) oferece dois canais distintos para que o munícipe possa solicitar reparos na iluminação pública:

Ligue Ilume – 0800-779-0156

O serviço atende 24 horas por dia, diariamente. Esse canal é adequado para as demandas frequentes relacionadas à iluminação pública (vias sem iluminação, troca de lâmpadas, reposição de fios etc).

Aplicativo Take Vista

Este aplicativo para celular permite ao munícipe fotografar algum ponto em que a iluminação esteja avariada. Automaticamente, o aplicativo identifica a posição geográfica e envia a solicitação para que o Ilume tome as devidas providências para solucionar o problema.

Para tanto, o munícipe deve baixar o aplicativo “TakeVista” na Apple Store ou Google Play, que é gratuito. Em seguida, preencher um cadastro que inclui nome, e-mail, data de nascimento, sexo e senha.

Para utilizar o serviço, deve ligar a geolocalização do telefone (GPS) as registrar as imagens (fotos e/ou vídeos). A coordenada é capturada é convertida no endereço.

Após, selecionar a hashtag #IluminacaoPublica e, sempre que possível, fazer um breve relato do problema (lâmpada queimada, por exemplo) e enviar.

Como a informação é georreferenciada, o munícipe não precisa informar nome de rua, numeração ou CEP.

Além disso, receberá, por e-mail, informação sobre a solução do problema enviado.

Também não é necessário ligar para saber sobre o andamento da demanda nem consultar no site o número do protocolo.

O TakeVista deve ser utilizado, exclusivamente, para manutenção da iluminação pública.

Ouvidoria Geral do Município

Caso esses dois canais não atendam as necessidades, o munícipe pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município pelo telefone 0800-175-717, das 9h às 17h.