Monumentos iluminados de rosa conscientizam as mulheres sobre importância da prevenção do câncer de mama

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Conscientizar as mulheres, a partir dos 40 anos de idade, sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse é o motivo pelo qual o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) irá iluminar cinco monumentos da cidade na cor rosa, de 1 a 31 de outubro, em adesão ao movimento “Outubro Rosa”. 

Os pontos escolhidos são: Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras e Estátua do Borba Gato.

Com origem nos Estados Unidos nos anos 1990, o “Outubro Rosa” tem esse nome em alusão à cor do laço distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque, promovida pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (www.komen.org).

Mais do que contribuir para a expansão do movimento, a iluminação de monumentos e prédios públicos enaltece a beleza e a elegância feminina, além de proporcionar uma agradável leitura visual e fortalecimento da causa a que se propõe.

O Instituto Nacional de Câncer “José de Alencar Gomes da Silva” (Inca) recomenda que as mulheres de 40 a 49 anos realizem o exame clínico das mamas anualmente. As que têm mais de 50 anos deverão realizar também mamografia a cada dois anos.

Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. Entre eles: obesidade, principalmente após a menopausa, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica, primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos e histórico familiar de câncer de mama e ovário.