Praça Kantuta ganha iluminação

Local é reduto de bolivianos, que promovem feira típica aos domingos desde 2002

Foto: Ilume

Primeiro foi a Internet grátis, por meio do Programa “WiFi Livre SP”, que aportou por lá em outubro do ano passado. Agora, novamente a Secretaria de Serviços marca presença na Praça Kantuta (antiga Praça Padre Bento), na região do Pari, ao levar iluminação para o local. Ao todo, são 19 luminárias com lâmpadas de vapor de sódio e duas pedonais, ao custo de R$ 67 mil, instaladas pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

A iluminação, que faz parte do programa “Praças e Parques”, foi entregue oficialmente neste domingo (27/09) durante o lançamento do projeto Casa Latina – Cidadania nas Ruas da Kantuta, cujas ações envolvem oficinas de arte, pintura dos muros, construção do mobiliário e rodas de conversa. Na cerimônia, estiveram presentes o secretário Simão Pedro, de Serviços, além do secretário-adjunto de Direitos Humanos, Rogério Sotilli.

O projeto é a terceira experiência de ressignificação urbana prevista no Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania, iniciado em janeiro de 2014 pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade. Antes de chegar à Kantuta, o plano foi implementado na Luz, no território do Programa “De Braços Abertos”, pelo projeto “Cidadania nas Ruas da Luz – Casa Rodante”, e no Largo do Arouche, a partir do projeto Wikipraça.

Localizada entre as ruas Pedro Vicente, Carnot e das Olarias, a praça, que passou a ser chamada de “Kantuta” em 2004, recebe todos os domingos cerca de 2 mil pessoas à procura de uma feira organizada pela comunidade boliviana desde 2002. Nela, é possível encontrar desde quitutes típicos, como as salteñas, até instrumentos musicais de sopro, malhas e os bordados tradicionais do país. O nome “Kantuta” vem da flor que cresce no altiplano andino e que tem as cores verde, amarelo e vermelho, as mesmas da bandeira da Bolívia.