Ilume “pinta” viaduto de verde para comemorar Dia Mundial Sem Carro



Foto: Mariana Fiori/Ilume

A cor verde que está iluminando o Viaduto do Chá terá um significado especial dia 22 de setembro. Nesta data, comemora-se o Dia Mundial Sem Carro, um conjunto de atividades em defesa do meio ambiente e de qualidade de vida nas cidades.

O objetivo principal desse dia é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência criada em relação ao carro. A ideia é que, pelo menos nesse dia, as pessoas experimentem outras alternativas de mobilidade.

Criada na França em 1997, a data chegou em São Paulo em 2003, por meio de manifestos de cicloativistas. Desde então, a adesão de cidadãos e o poder público tem aumentado a cada ano.

A data está inserida na “Semana da Mobilidade”, evento promovido de 18 a 25 de setembro e abraçado pela Prefeitura de São Paulo, cuja pretensão é mostrar a necessidade de mudança de postura de toda a sociedade paulistana no esforço para a redução de acidentes, além de uma mobilidade urbana sustentável, segura e acessível.

Nesse sentido, vale ressaltar que na atual gestão, a cidade de São Paulo tem aprofundado o debate sobre o uso de transportes alternativos. O maior exemplo é a ampliação das ciclovias. Somente neste ano foram inauguradas mais de 260 quilômetros – antes, a cidade possuía 64,7 quilômetros.