Heliópolis será iluminado por LED

Remodelação começa dia 21. Bairro é o primeiro a receber a tecnologia



Foto: Ilume

Localizado na região do Ipiranga, o bairro de Heliópolis será o primeiro a ser totalmente iluminado por lâmpadas de LED. A substituição das atuais lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio começa nesta segunda-feira (21/09),devendo beneficiar aproximadamente 195 mil habitantes distribuídos numa área de 1 milhão de metros quadrados.

Ao todo serão 23.850 metros de vias iluminadas (extensão dos logradouros de Heliópolis), devendo abrigar cerca de 1.400 pontos -a previsão incicial era de 913 pontos. A intervenção começará pelas ruas Coronel Silva Castro e Cônego Xavier.

De acordo com o Ilume, a obra está estimada em R$ 2,4 milhões e a expectativa é que seja concluída em janeiro de 2016.

A remodelação da iluminação de Heliópolis antecede ao lançamento da PPP (Parceria Público-Privada) da Iluminação Pública, que prevê a modernização, expansão e manutenção de toda a rede de iluminação pública da cidade, composta por cerca de 580 mil pontos, por lâmpadas de LED.

Com recursos do próprio Ilume, já receberam iluminação de LED locais como a Avenida 23 de maio, Elevado Costa e Silva (Minhocão), Marginal Tietê, entorno do Estádio do Itaquerão, Viaduto do Chá, entorno da Biblioteca Mário de Andrade, entre outros.

Diferenças entre os tipos de lâmpadas utilizadas na iluminação paulistana

Lâmpadas de vapor de mercúrio: possuem luz branca. Tem a mesma durabilidade das lâmpadas de vapor de sódio (cerca de 5 anos), porém perdem a luminosidade em pouco tempo

Lâmpadas de vapor de sódio: possuem luz amarela, apresentam cerca de 60% mais fluxo luminoso e são até três vezes mais econômicos do que as lâmpadas de vapor de mercúrio. Duram cerca de 5 anos.

Lâmpadas de vapor metálico: duram em média 5 anos. Emitem luz branca, possuem maior luminância e reproduzem melhor as cores. Geralmente são usadas em grandes avenidas, parques e praças.

Lâmpadas LED: além de baixa manutenção e alta eficiência energética, outra vantagem do LED é sua longa vida útil, cerca de 12 anos.