Iluminação verde ressalta a importância para a doação de órgãos

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Para sensibilizar a população paulistana para a necessidade da doação de órgãos e tecidos, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) iluminará de verde durante o mês de setembro o Monumento às Bandeiras (região do Parque do Ibirapuera) e a Ponte das Bandeiras (Marginal do Tietê). A cor verde é o símbolo desse tipo de doação em todo o mundo.

“Essa é a contribuição que podemos oferecer aos moradores de São Paulo: sensibilizá-los para uma causa que pode salvar a vida de várias pessoas”, destaca Alberto Serra, diretor do Ilume.

A iniciativa é da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e faz parte dos eventos alusivos ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.

De acordo com levantamento da ABTO, em 2014 foram doados 7.898 órgãos, 3% a mais que em 2013. A taxa de doadores também subiu de 13,6 por milhão de pessoas para 14,2 por milhão, porém abaixo da meta que era de 15 por milhão. Para se ter ideia, na Espanha, país que mais registra transplantes, a taxa é de 37 por milhão.