Iluminação em vermelho alerta para os riscos à saúde do coração

Durante setembro, três ícones da cidade ostentarão essa cor como forma de conscientização

Foto: Assessoria de Imprensa SES

Com o objetivo de conscientizar as pessoas para os riscos à saúde do coração, além de alertá-las para fatores de risco, como a obesidade, o tabagismo e o consumo excessivo de sal e sódio, a Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), vai iluminar de vermelho, durante setembro,a Biblioteca Mário de Andrade, a Estátua do Borba Gato e o Viaduto do Chá;

A iniciativa está inserida na campanha “Siga Seu Coração e Tome uma Atitude – Setembro Vermelho” organizada pelo Instituto Lado a Lado, entidade criada para desenvolver conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida.

Além dos monumentos iluminados, diversas ações serão desenvolvidas em todo o País para estimular o público a assumir uma atitude preventiva e de novos hábitos com relação à saúde. O ponto alto da campanha acontecerá em 29 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Coração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do coração são a principal causa de mortes no mundo, cerca de 1/4. No Brasil respondem por 33% dos óbitos.

Para manter o coração saudável, é preciso controlar esses seis indicadores de saúde:

• Glicemia – o nível de glicose no sangue pode identificar um pré-diabético, doença considerada um fator de risco para o coração.

• Colesterol – o bom colesterol (HDL) tem como objetivo reduzir o risco de formação de gordura e evitar a obstrução das artérias.

• Hipertensão – é um sério risco para o coração. Caminhadas regulares e dieta com pouco sal equilibram a pressão arterial.

• Estresse – a adrenalina, que o hormônio liberado em situações de estresse, estimula o trabalho cardiáco. Com o tempo, o coração acelerado e sobrecarregado tende a diminuir sua vida útil.

• Cintura – para homens caucasianos e negros, o alerta fica a partir dos 94 cm. Os sul-asiáticos e chineses devem se preocupar com medidas a partir de 90 cm, e os japoneses a partir de 85 cm. Para as mulheres, a atenção deve ser dobrada a partir de 80 cm.

• Índice de Massa Corporal (IMC) – para calcular, basta dividir o peso pela altura elevada ao quadrado. Por exemplo: se o peso é 80 kg e a altura 1,80m, o cálculo ficará assim: IMC = 80 : 1,80² = 24,69. Se o resultado for acima de 25, é preciso cuidado, pois é sinal de sobrepeso ou obesidade.