PREFEITURA DE SÃO PAULO

Ciclovia da Vergueiro tem a mesma iluminação da Avenida Paulista

25/08/2015 14h56

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Com 750 metros de pista e fazendo a ligação entre a Avenida Paulista e a Rua Vergueiro, a ciclovia na Avenida Bernardino de Campos inaugurada domingo (23/08) é iluminada por 102 lâmpadas de vapor metálico distribuídas em 51 postes, dos quais 21 instalados no canteiro central da via. A um custo estimado de R$ 400 mil, a nova iluminação é a mesma que ornamenta a Paulista.

A obra foi executada pela Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), e está inserida no programa “Iluminação e Mobilidade Urbana”.

Por meio deste programa, destacou Simão Pedro, secretário de Serviços, está se dando passos significativos para tornar São Paulo mais –e melhor- iluminada. “Esse empreendimento também tem contribuído para valorizar os principais pontos turísticos da cidade, uma vez que sistemas de iluminação mais eficientes contribuem para que as pessoas adotem uma nova forma de ver as vias e seus monumentos”.

Diferenças entre os tipos de lâmpadas utilizados na iluminação paulistana

• Vapor de mercúrio: possuem luz branca. Tem a mesma durabilidade das lâmpadas de vapor de sódio (cerca de 5 anos), porém perdem a luminosidade em pouco tempo.

• Vapor de sódio: possuem luz amarela, apresentam cerca de 60% mais fluxo luminoso e são até três vezes mais econômicas do que as de vapor de mercúrio.

• Vapor metálico: duram, em média, 5 anos. Emitem luz branca, possuem maior luminância e reproduzem melhor as cores.

• LED: além de baixa manutenção e alta eficiência energética, outra vantagem é a longa vida útil, cerca de 12 anos.