Nem toda lâmpada apagada é problema do Ilume

Caso mais comum é quando ruas e residências estão às escuras

Foto: Mariana Fiori/Ilume

Das cerca de mil chamadas endereçadas diariamente ao Ligue-Ilume, canal colocado à disposição do munícipe pelo telefone 0800 779 0156 para receber reclamações relacionadas a problemas de iluminação pública, nem todas têm essa natureza. É que ainda pairam em alguns munícipes a dúvida sobre quem é o responsável por determinados serviços. Por conta disso, é comum demandas que deveriam ser enviadas à concessionária AES Eletropaulo parar no Ilume.

Os casos mais comuns são de vias sem iluminação por queda de energia elétrica ou por rompimento de fios. Para saber quem acionar, basta seguir uma regra simples: se a rua estiver às escuras e dentro das casas também, a solução do problema compete à AES Eletropaulo, já que se trata de falta de energia elétrica; se a rua estiver “apagada”, mas dentro de casa tudo estiver funcionando, a correção da falha compete ao Ilume.

O Ligue-Ilume é gratuito e funciona 24 horas, todos os dias, com capacidade para atender 60 mil ligações por mês, com direcionamento de chamadas para diminuir o tempo de espera.

Os operadores são treinados para atender as solicitações e esclarecer dúvidas sobre os serviços de iluminação (troca de lâmpadas queimadas ou danificadas, cabos roubados, transformadores danificados, lâmpadas acesas durante o dia etc). Casos que não podem ser atendidos, como podas de árvores e defeitos em equipamentos pertencentes à concessionária instalados no sistema elétrica, têm uma orientação de como os munícipes devem proceder, no caso, enviar as solicitações aos órgãos responsáveis.

Takevista – Além do Ligue Ilume, o cidadão pode registrar os problemas relacionados com a iluminação pública (falta de iluminação, lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia) pelo aplicativo TakeVista.

A modalidade funciona como uma espécie de mídia social. O munícipe pode registrar as irregularidades por meio de fotos ou vídeos e enviá-las por celular para a hashtag (#) “IluminacaoPublica”. Se preferir, poderá descrever os problemas encontrados ou, até mesmo, fazer comentários.

Um dos grandes trunfos do aplicativo é que os eventos (fotos, vídeos, áudios) ao serem registrados armazenam automaticamente as coordenadas geográficas de onde são gerados, não necessitando, portanto, mencionar a localidade do que se pretende informar.

Disponível nas plataformas App Store, Google Play e Windows Phone, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente. Porém, para usá-lo, é preciso cadastrar junto ao Ilume um e-mail válido. Esse procedimento garante o envio da resposta, assim que o problema for solucionado.