Foto: Willian Pimentel/Ilume SP
O relatório da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo demonstra que, comparando-se o primeiro trimestre de 2013 com o primeiro deste ano, houve uma queda de 47% no número de reclamações direcionados ao Departamento de Iluminação Pública (Ilume), foram 233 em 2013 e 110 neste ano.
Os relatórios mensais da Ouvidoria também comprovam a expressiva queda no número de reclamações, em janeiro do ano passado o Ilume estava em 7º lugar no número de reclamações e, em janeiro deste ano, estava em 16º.
Comparativo jan/14 e jan/15 – Iluminação Pública
2014/Jan 2015/Jan
Natureza/Número de reclamações
1- Qualidade no atendimento 262 1- Jardinagem 120
2- Jardinagem 140 2- Via pública/ logradouro 104
3- Trânsito 117 3- Trânsito 85
4- Perturbação do silêncio 105 4- Atendimento 81
5- Transporte público 89 5- Limpeza pública/ lixo 61
6- Impostos e taxas 86 6- Terrenos/ imóveis 55
7- Iluminação pública 85 16- Iluminação pública 29
Esta informação constata a melhora na iluminação pública da cidade de São Paulo que, desde 2013, efetuou a modernização em 242,6 mil pontos de iluminação, substituindo lâmpadas antigas de vapor de mercúrio pelas de sódio, contribuindo, desta forma, para uma cidade mais iluminada e economizando também na conta de luz, pois essa modalidade é mais econômica.
Também neste sentido, já foram instalados outros 43.630 mil pontos de iluminação na cidade, em locais em que a iluminação era precária ou necessitava de reforço.
Canais de contato com o Ilume
O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) oferece dois canais distintos para que o munícipe possa solicitar reparos na iluminação pública, são eles:
Ligue Ilume - 0800-779-0156
Serviço que fica disponível 24 horas por dia, todos os dias. Este é o canal adequado para as demandas frequentes relacionadas à iluminação pública (via sem luz, reparo de lâmpadas, reposição de fios, etc)
Aplicativo Take Vista
Este aplicativo para celular permite ao munícipe fotografar algum ponto em que a iluminação esteja avariada, automaticamente, o aplicativo identifica a posição geográfica e envia a solicitação para que o Ilume tome as devidas providências para solucionar o problema.
Ouvidoria Geral do Município
Caso os dois canais acima citados não resolvam o problema, o munícipe pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município, que mensalmente e trimestralmente divulga os resultados dos protocolos abertos na cidade.