Reclamações registradas na ouvidoria sobre iluminação pública registram queda desde 2013

Queda está relacionada às frequentes melhorias na iluminação pública e aos canais oferecidos pelo Ilume para que o munícipe possa rapidamente registrar sua solicitação

Foto: Willian Pimentel/Ilume SP

O relatório da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo demonstra que, comparando-se o primeiro trimestre de 2013 com o primeiro deste ano, houve uma queda de 47% no número de reclamações direcionados ao Departamento de Iluminação Pública (Ilume), foram 233 em 2013 e 110 neste ano.

Os relatórios mensais da Ouvidoria também comprovam a expressiva queda no número de reclamações, em janeiro do ano passado o Ilume estava em 7º lugar no número de reclamações e, em janeiro deste ano, estava em 16º.

Comparativo jan/14 e jan/15 – Iluminação Pública

2014/Jan                                                                    2015/Jan
Natureza/Número de reclamações
1- Qualidade no atendimento    262                  1- Jardinagem                       120
2- Jardinagem                              140                   2- Via pública/ logradouro  104
3- Trânsito                                     117                   3- Trânsito                              85
4- Perturbação do silêncio        105                    4- Atendimento                     81
5- Transporte público                  89                     5- Limpeza pública/ lixo      61
6- Impostos e taxas                     86                      6- Terrenos/ imóveis            55
7- Iluminação pública                85                     16- Iluminação pública        29

Esta informação constata a melhora na iluminação pública da cidade de São Paulo que, desde 2013, efetuou a modernização em 242,6 mil pontos de iluminação, substituindo lâmpadas antigas de vapor de mercúrio pelas de sódio, contribuindo, desta forma, para uma cidade mais iluminada e economizando também na conta de luz, pois essa modalidade é mais econômica.

Também neste sentido, já foram instalados outros 43.630 mil pontos de iluminação na cidade, em locais em que a iluminação era precária ou necessitava de reforço.

Canais de contato com o Ilume

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) oferece dois canais distintos para que o munícipe possa solicitar reparos na iluminação pública, são eles:

Ligue Ilume - 0800-779-0156
Serviço que fica disponível 24 horas por dia, todos os dias. Este é o canal adequado para as demandas frequentes relacionadas à iluminação pública (via sem luz, reparo de lâmpadas, reposição de fios, etc)

Aplicativo Take Vista

Este aplicativo para celular permite ao munícipe fotografar algum ponto em que a iluminação esteja avariada, automaticamente, o aplicativo identifica a posição geográfica e envia a solicitação para que o Ilume tome as devidas providências para solucionar o problema.

Ouvidoria Geral do Município

Caso os dois canais acima citados não resolvam o problema, o munícipe pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município, que mensalmente e trimestralmente divulga os resultados dos protocolos abertos na cidade.