Remodelações na iluminação pública permitem queda na conta de energia elétrica

Ilume está se empenhando para tornar São Paulo mais iluminada

Desde o início da gestão do prefeito Fernando Haddad, a Prefeitura de São Paulo vem se esforçando para melhorar a qualidade e a eficiência do parque luminotécnico, incluindo a gestão da conta de energia para a concessionária AES Eletropaulo. O objetivo da Prefeitura é buscar a economia, investir na modernização do parque e na ampliação para garantir que novas comunidades, praças e parques recebam iluminação. Todas as despesas relacionadas à iluminação pública são pagas à AES por meio do Fundip (Fundo Municipal de Iluminação Pública), formado pela arrecadação da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

A média mensal de energia elétrica paga pelo ILUME em 2012 foi cerca de R$10 milhões. Com todos os reajustes entre 2013 e 2014 e agora com o aumento da conta de energia elétrica - que baterá a casa dos 75% - e mesmo com a ampliação de quase 10% do parque de iluminação, o valor da conta paga em junho foi de 13 milhões, ou seja, 30% a mais do que foi pago em 2012. Além disso, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) possui um crédito de R$ 18 milhões junto à Eletropaulo fruto de uma atualização de cadastro que computou todas as remodelações (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio ou de baixa luminosidade por de vapor de sódio). Esse crédito será abatido nos próximos pagamentos à concessionária. Essa atualização possibilitará uma redução ainda maior na conta de energia elétrica e também foi necessária por conta da ampliação do parque luminotécnico em 43,6 mil pontos (desde 2013).

Os resultados podem ser percebidos no gráfico abaixo:

Entendendo o trabalho do Ilume na gestão Haddad:

A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), intensificou a remodelação/eficientização da iluminação pública a fim de reduzir o consumo de energia. Com o objetivo de modernizar a iluminação da cidade, um programa interno de eficientização previa, em 2013, a remodelação de 120 mil pontos. A meta foi ultrapassada -125 mil unidades. Com a sequência do programa, esse total está em 242,6 mil pontos (abril/15).

Ampliação

Previsto na Meta 74 do Programa de Metas 2013-2016, a correção de um déficit de 18 mil pontos de iluminação foi executada –e superada- logo no primeiro ano com a implantação de 18,5 mil pontos com iluminação feita por meio de lâmpadas de vapor de sódio. Com a continuação do programa, esse número chegou em abril deste ano a 43.630 mil unidades, elevando o parque luminotécnico da cidade para cerca de 600 mil lâmpadas. Esse total deverá crescer ainda, pois 10,2 mil projetos já foram aprovados e aguardam execução.

Queda expressiva nas queixas sobre iluminação pública na Ouvidoria 

Balanços mensais da Ouvidoria do Município mostram a diminuição das reclamações sobre iluminação pública. Em janeiro de 2013 o Ilume estava em 1º lugar no ranking. Em setembro de 2014 passou para 12º lugar e em janeiro deste ano para 16º. Isso representa os esforços que estão sendo empreendidos pelo ILUME no sentido de tornar a cidade cada vez mais iluminada, como por exemplo a diminuição no tempo de atendimento desde a abertura do chamado no 0800 779 0156 do Ilume até a execução do serviço (prazo é até 72h).

Praças e Parques

As atenções também foram direcionadas para praças e parques. O Parque do Carmo, por exemplo, recebeu 44 luminárias LED alimentadas por energia solar (iluminação fotovotaica), uma experiência que não registrou manutenção em um ano de operação.

Também entraram em cena em alguns pontos as lâmpadas de LED, que apresentam maior eficiência energética e vida útil mais longa que as demais – 12 anos. São os casos do Corredor Norte-Sul (Anhangabaú ao Aeroporto de Congonhas – 742 luminárias), Marginal do Pinheiros (3,2 mil luminárias), entorno do Itaquerão (578 luminárias), e monumentos como Viaduto do Chá, Ponte das Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade e Pátio do Colégio.

Vale destacar que São Paulo é a primeira cidade brasileira a ter uma especificação de LED para implantação e a primeira a ter o LED homologado para uso na iluminação pública.

PPP da iluminação

Outro ponto importante a ser destacado é a PPP da Iluminação, iniciativa que prevê a modernização, expansão e manutenção de toda a rede de iluminação pública. A expectativa é que o parque esteja remodelado em cinco anos por meio de LED ou outra tecnologia melhor e mais econômica. Com duração de 20 anos, a parceria prevê também, no primeiro ano de operação, a instalação de um sistema de telegestão, o que permitirá que as falhas na rede (lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, queima de relés fotoelétricos etc) sejam comunicadas às equipes de manutenção na hora em que acontecem, garantindo, dessa maneira, mais eficiência ao sistema.