Em dois anos e meio, Ilume remodela mais de 240 mil pontos de iluminação

Também foram implantados 43,6 mil novos pontos



Foto: Willian Pimentel/Ilume

A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), remodelou, de janeiro de 2013 a abril deste ano, 242,6 mil pontos de iluminação (substituição de lâmpadas de baixa luminosidade por outras mais potentes) em toda a cidade. Além disso, no mesmo período, foram instalados 43,6 mil novos pontos.

Vale ressaltar que, de acordo com a meta 74 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, o objetivo era chegar a 120 mil unidades remodeladas e 18 mil novos pontos implantados entre 2013 e 2016, números que foram superados logo no primeiro ano da atual gestão.

Essas ações fazem parte do Programa “São Paulo Mais Iluminada”, cuja finalidade é aumentar os níveis de iluminação do município e, dessa forma, garantir mais conforto ao cidadão.

Por meio desse programa, locais como a Avenida 23 de maio, Marginal Tietê, entorno do Estádio Itaquerão, Viaduto do chá, entorno da Biblioteca Mário de Andrade, baixos do Elevado Presidente Costa e Silva, entre outros pontos, passaram a ser iluminados por LED.

Outras vias receberam vapor metálico, casos da Avenida Tiradentes, Radial Leste e Belmira Marin. Parques como do Carmo, do Tietê, do Ceret, Dom Evaristo Arns e uma dezena de praças também foram contemplados com esse tipo de iluminação.

Diferenças entre os tipos de lâmpadas utilizadas na iluminação paulistana

Lâmpadas de vapor de mercúrio: possuem luz branca. Tem a mesma durabilidade das lâmpadas de vapor de sódio (cerca de 5 anos), porém perdem a luminosidade em pouco tempo.

Lâmpadas de vapor de sódio: possuem luz amarela, apresentam cerca de 60% mais fluxo luminoso e são até três vezes mais econômicas do que as lâmpadas de vapor de mercúrio. Duram cerca de 5 anos.

Lâmpadas de vapor metálico: duram em média 5 anos. Emitem luz branca, possuem maior luminância e reproduzem melhor as cores. Geralmente são usadas em grandes avenidas, parques e praças.

Lâmpadas LED: além de baixa manutenção e alta eficiência energética, outra vantagem do LED é sua longa vida útil, cerca de 12 anos.