Secretaria de Serviços pronta para a Virada Cultural

Equipes de iluminação e de limpeza urbana estarão de prontidão durante o evento

 

A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), está preparada para garantir mais conforto e bem estar aos frequentadores da 11ª edição da Virada Cultural, que acontece nesta final de semana (20 e 21 de junho).

O Ilume está monitorando desde quinta-feira (18) toda a rede de iluminação dos locais e entornos onde estarão localizados os palcos. O objetivo é reparar possíveis falhas –troca de lâmpadas, substituição de equipamentos avariados etc- e, dessa maneira, proporcionar boa iluminação durante o evento.

A área de atuação está concentrada no trajeto entre os locais dos espetáculos e os pontos de ônibus, metrô e estações de trem. Equipes de plantão estarão à disposição nas proximidades para quaisquer emergências.

Os palcos da Virada Cultural serão montados em locais como Largo do Arouche, Vale do Anhangabaú, Largo São Bento, Praça Dom José Gaspar, Praça do Patriarca. Luz, Praça Júlio Prestes, Avenida Cásper Líbero, Avenida Rio Branco, Praça da República, Catedral da Sé, entre outros.

Limpeza - A limpeza da região central foi estruturada pela Amlurb e a empresa Inova, responsável pelos serviços na região central. A ação também contará com o apoio das empresas Soma, Loga e EcoUrbis, além de cooperativas de reciclagem.

No total, serão quatro turnos de trabalho, das 14h do sábado até a meia noite de domingo. Em cada turno haverá equipes compostas por aproximadamente 1100 agentes ambientais, 60 fiscais e 180 motoristas/operadores, que serão responsáveis pela limpeza, manutenção e coleta dos resíduos nas vias, coleta dos resíduos das papeleiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados na área de abrangência do evento.

Na ocasião, serão utilizados cerca de 1.900 equipamentos, entre eles, 11 caminhões compactadores, oito varredeiras de grande e médio portes, 19 caminhões-pipa, que utilizarão água de reúso, 15 caminhões antares, 45 caminhões basculantes com habitáculo, 200 PEVs (Pontos de Entrega Voluntário), 500 papeleiras armadas e cerca de 70 contêineres.

Desde o último dia 8, serviços preliminares de limpeza foram intensificados na área de abrangência da Virada Cultural, tais como raspagem de sarjeta e guias, capina, coleta de resíduos, raspagem e pintura de postes, limpeza de bueiros, limpeza mecanizada das vias e viadutos, lavagem dos calçadões e escadarias e coleta de resíduos diversos.

Coleta seletiva – A cooperativa Vitória do Belém, cadastrada em Amlurb, realizará o trabalho de divulgação e conscientização da Coleta Seletiva durante o evento da Virada Cultural. A iniciativa contará com aproximadamente 15 cooperados.

Os ecopontos Glicério e Barra Funda funcionarão normalmente e também serão utilizados como pontos de recepção dos resíduos secos coletados durante a Virada Cultural. Os materiais recicláveis coletados durante o evento serão distribuídos entre as cooperativas conveniadas com a Prefeitura.

Serviço

Ecoponto Barra Funda: Rua Sólon (embaixo do viaduto Engº Orlando Murgel)
Ecoponto Glicério: Avenida do Estado (embaixo do viaduto Glicério)
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.

A programação completa da Virada Cultural pode ser conferida no endereço http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/2015/programacao/