Esquema especial de limpeza e vistoria na iluminação para a Parada do Orgulho LGBT

Contribuir para que a 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) de São Paulo, a ser realizada domingo, 7 de junho, das 10h às 20h, transcorra em um clima de harmonia. Esse é o objetivo que está levando o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) a fazer manutenção da iluminação em diversas vias do entorno por onde será realizada a manifestação. Tradicionalmente, sai da Avenida Paulista, desce a Rua da Consolação até a Praça da República.

Até sábado (07/06), deverão ser vistoriados 31 logradouros. Entre os locais que passarão por manutenção estão as avenidas Angélica, Rio Branco, Ipiranga, São João e São Luís, as ruas Augusta, Barão de Itapetininga, Duque de Caxias, Xavier de Toledo e Consolação, e as praças da República e Roosevelt.

Embora não esteja próximo ao circuito, o Parque Dom Pedro II também foi vistoriado pelo Ilume. Numa operação combinada com a Eletropaulo e a SP Trans, foi possível trocar quatro lâmpadas de vapor de sódio instaladas em um poste de 25 metros de altura, em frente à estação do metrô Pedro II. No local, além da instalação de andaime, é necessário interditar a rede de transmissão de energia elétrica.

Tendo como principal reivindicação o combate à homofobia, a Parada do Orgulho LGBT, de acordo com os organizadores atrai cerca de 4 milhões de turistas. Segundo o estudo “Mercado GLS paulistano”, lançado em 2013 pela SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo, a parada movimenta R$ 3,2 milhões na economia da cidade.

Limpeza Urbana

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e a empresa Inova, responsável pelos serviços de indivisíveis na região Central, já prepararam a infraestrutura de limpeza dos três dias de eventos do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) de São Paulo.

Os agentes atuarão na limpeza prévia, durante e após o evento da 15ª Feira Cultural, 13ª Caminhada Lésbica e Bissexuais e na 19ª Parada do Orgulho LGBT 2015, que serão realizados nos dias 4, 6 e 7/06, respectivamente.

Ao todo serão aproximadamente 1.100 agentes ambientais, 12 fiscais do consórcio e cerca de 60 motoristas/operadores responsáveis pela limpeza, manutenção e coleta dos resíduos das vias, papeleiras e PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) nas áreas de abrangência dos eventos. Cinco fiscais da autarquia acompanharão os trabalhos de limpeza. Em 2014, foram coletadas 47 toneladas de resíduos.

Coleta Seletiva

Pelo sétimo ano consecutivo, o serviço de coleta seletiva da Amlurb participará da Parada do Orgulho LGBT. No dia 7, serão disponibilizadas duas tendas de apoio para reciclagem na avenida Paulista localizadas na altura da rua Pamplona e outra na esquina da rua Consolação. Cerca de 35 cooperados da Cooperativa Tietê, conveniada com a Prefeitura, trabalharão no evento.