Iluminação em amarelo chama a atenção para a necessidade de redução de mortes no trânsito

De 4 a 10 de maio, cinco monumentos da cidade – Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras e Estátua do Borba Gato – estarão iluminados na cor amarela em alusão à III Semana Global de Segurança Viária das Nações Unidas. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de redução de mortes e lesões no trânsito em 10 países, que detém 62% das vítimas fatais no trânsito mundial. São eles, pela ordem: Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Brasil, Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito.

O Brasil é um dos países que se comprometeu, junto à Organização Mundial de Saúde, com o “Projeto Road Safety in 10 countries”, lançado em 2010, pela OMS e e a Fundação Bloomberg, que visa a redução desse índice

No Brasil, esse projeto é nomeado por “Vida no Trânsito (PVT)” e no município de São Paulo a coordenação operacional está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Dados da Prefeitura de São Paulo mostram que a cidade registra 9,6 mortes no trânsito por 100 mil habitantes, o triplo verificado em Nova Iorque. Em 2011, quando do lançamento pela Organização das Nações Unidas (ONU) do movimento “Década de Segurança Viária”, esse índice era de 12 mortos por 100 mil habitantes. Desde então, a administração municipal assumiu o compromisso de reduzir esse número pela metade. Essa meta está incorporada no Plano de Mobilidade de São Paulo, o PlanMob 2015.