Iluminação em azul registra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Foto: Arquivo Imprensa SES

Para conscientizar a população a respeito do autismo, cinco monumentos da cidade - Biblioteca Mário de Andrade, Estátua do Borba Gato, Monumento às Bandeiras, Ponte das Bandeiras e Viaduto do Chá – serão iluminados, dia 2 de abril, na cor azul.

Na data, comemora-se o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day)”. O azul foi definido como a cor do transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo) porque é mais comum em meninos. A relação é de quatro meninos para uma menina.

A ação foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, com o objetivo de chamar a atenção para a importância de conhecer e tratar esse transtorno que atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria ONU. Ainda de acordo com a organização, no mundo, acredita-se ter mais de 70 milhões de pessoas com autismo. Os dados levam em conta as estatísticas do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos, que mostram a existência de uma criança com autismo para cada 110.