PREFEITURA DE SÃO PAULO

Haddad participa de ação "Prefeitura no Bairro" na Vila Brasilina, zona sul da capital

Iniciativa tem levado serviços voltados ao cidadão, intervenções de zeladoria e políticas públicas para os bairros mais distantes e carentes de São Paulo

30/03/2015 11h41

Foto: Leon Rodrigues / SECOM

O prefeito Fernando Haddad visitou na manhã deste sábado (28) a Vila Brasilina, bairro localizado na região do Ipiranga, zona sul da capital. O local recebe a ação integrada “Prefeitura no Bairro”, iniciativa que tem levado serviços voltados ao cidadão, intervenções de zeladoria e políticas públicas para os bairros mais distantes e carentes de São Paulo, somando esforços com o governo local.

"Essa é uma maneira de aproximar os órgãos da administração da população, que muitas vezes não sabe como recorrer à Prefeitura. Pegamos então uma praça conhecida do bairro e montamos as tendas com vários serviços públicos à disposição. A Prefeitura vem para o bairro. Com isso, a população participa mais e nós ganhamos mais conhecimento sobre os problemas que precisam ser resolvidos", afirmou o Haddad.

O programa “Prefeitura no Bairro” teve início no dia 16 de março, no Parque São Miguel, no Grajaú, onde as intervenções seguiram até esta sexta-feira (27). Os trabalhos do “Prefeitura no Bairro” são feitos em duas semanas, divididos em duas etapas, sendo a primeira semana de esforços concentrados da Administração e a segunda de ações combinadas da subprefeitura com a administração local. No Ipiranga, os trabalhos começaram na última segunda-feira (23).

"O balanço do nosso trabalho aqui está muito positivo. Durante a semana inteira foram feitos atendimentos aqui na praça, mas foram feitos serviços também nas ruas do bairro", destacou a vice-prefeita Nádia Campeão.

Assim como na primeira etapa, a Vila Brasilina, além de outros bairros do entorno como a Vila Moraes, terão intensificação dos serviços de limpeza de córregos, bocas de lobo, operações Cata Bagulho e Tapa Buraco, além de podas de árvores e manutenções de praças ou parques. A região também receberá ações de desratização, melhorias na iluminação pública, limpeza de pontos de descarte irregular de entulhos e instalação de novas sinalizações de trânsito.

De acordo com Nádia, nos últimos dias, mais de 260 buracos foram tapados, córregos e galerias foram limpos, mais de 140 podas de árvores foram realizadas e 45 toneladas de entulho foram recolhidas.

Campanhas de saúde ligadas a vacinação e combate da dengue, além da emissão de carteiras de trabalho e cadastros em programas sociais também fazem parte da ação integrada. Tendas de atendimento ainda recebem os munícipes para o registro de reclamações, sugestões e informações sobre programa como habitacionais e de educação.

Foi o caso de Ana Passonnante, de 33 anos, moradora da região. "Esta é a segunda vez que venho aqui. Ontem passei por aqui em busca de informações da área da educação, pois tenho uma filha pequena e quero colocá-la em uma creche. Fui muito bem atendida. Com as tendas de diversas áreas dentro do bairro, conseguimos resolver uma série de problemas que, muitas vezes, não sabíamos nem a quem solicitar ajuda", afirmou.

Durante o evento, o prefeito destacou que nos próximos meses serão iniciadas as obras do córrego do Ipiranga, reivindicada há pelo menos 30 anos da população local. Haddad anunciou ainda que o Heliópolis, também localizado na região do Ipiranga, será o primeiro a ser inteiramente iluminado por lâmpadas de LED.

Segundo o prefeito, além de iluminar mais, trazendo mais segurança para os espaços da cidade, as lâmpadas de LED trarão uma economia em torno de 50% de energia elétrica em relação ao que é gasto hoje com as lâmpadas amarelas de vapor de sódio. "E quando economizamos 50% de energia, economizamos também água, uma vez que a nossa energia é produzida por hidroelétricas", pontuou nesta manhã.

Fonte: Secom