Amlurb e Ilume participam do projeto 'Prefeitura no Bairro'

Iniciativa inclui prestação de serviços como varrição de vias e limpeza de pontos viciados, além da manutenção da rede pública de iluminação

A Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e do Ilume (Departamento de Iluminação Pública), está participando do projeto 'Prefeitura no Bairro', iniciado nesta segunda-feira (16/3), no Parque São Miguel - bairro do distrito do Grajaú, área sob administração da Subprefeitura Capela do Socorro. A iniciativa, que envolverá todas as secretarias e proporcionará intervenções de zeladoria e políticas públicas para as áreas mais carentes da cidade, foi lançada durante ato que contou com as presenças da vice-prefeita, Nádia Campeão, do secretário de Serviços, Simão Pedro, da subprefeita Cleide Pandolfi, entre outras autoridades municipais.

A relação de atividades que serão realizadas no bairro pela Secretaria de Serviços até o próximo dia 27 inclui pintura de guias, remoção de propaganda irregular, Operação Cata-Bagulho,varrição das ruas e limpeza de pontos viciados (Amlurb), além da manutenção da rede pública de iluminação (Ilume). Funcionários do Departamento de Iluminação Pública também trabalharão para atender demandas da comunidade em uma tenda armada na Rua Alziro Pinheiro de Magalhães,1.038.

"Já demos início a um trabalho muito intenso de limpeza de bueiros, capinação, varrição e muitos outros serviços, além de promover a conscientização das pessoas a respeito do descarte correto dos resíduos", destacou o secretário de Serviços, Simão Pedro.

Em 2013, o Mapa da Desigualdade, da Rede Nossa São Paulo, apontou o Grajaú como o distrito detentor dos piores indicadores sociais do município, com 32 dos 55 itens analisados classificados como ruins.

“O nosso programa Prefeitura no Bairro, é um programa para trazer a prefeitura para perto de onde vocês moram, e trazer também as políticas públicas da prefeitura para que a gente possa estar mais perto”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão.

Em complemento às atividades das tendas, a vice-prefeita citou as visitas que serão realizadas no bairro. “O pessoal vai fazer visita de casa em casa, para fazer cadastramentos e levar informação e a partir de amanhã um carro de som avisará os serviços prestados e os dias do Cata-Bagulho, por exemplo”, disse.

Para escolha do bairro foi considerado o Mapa da Desigualdade da Rede Nossa São Paulo, que em 2013 apontou o distrito do Grajaú como um dos piores indicadores da cidade, sendo que 32 do 55 quesitos analisados foram classificados como ruins.

A iluminação da região também será contemplada com a manutenção dos locais que necessitem de algum tipo de intervenção e uma tenda do Ilume, que receberá as solicitações dos moradores do Parque São Miguel.



Foto: Luiz Guadagnoli / SECOM

“Na área de iluminação pública nós vamos colocar cerca de mil pedonais (iluminação voltada para a calçada) e 300 novos pontos de iluminação, que é aquele ponto no poste, como fizemos na aqui na Av. Belmira Marin”, disse Simão Pedro, citando a duplicação da avenida em outubro do ano passado e a instalação de 634 pontos com lâmpadas de vapor metálico, que reproduzem melhor as cores e possuem bom fator de luminância.

Entre as ruas que serão beneficiadas até o fim deste mês destacam-se a Ricardo Macedo que receberá 130 novos pontos de iluminação e Nicolas Alfaro (5 pontos) e também a Praça Ramires Ferreira (7 pontos).

Os próximos locais que deverão receber a ação integrada são a Vila Brasilina, no distrito do Cursino, na subprefeitura do Ipiranga, na zona sul e os jardins das Oliveiras, Meliunas e Parque Santa Amélia, todos no Itaim Paulista, zona leste. Os jardins João XIII e Arpoador, no Butantã, Limoeiro em São Mateus e Paulistano, na Freguesia do Ó também serão contemplados.

Outras áreas

O 'Prefeitura no Bairro' terá ainda ações específicas em áreas como educação, saúde, transporte, cultura, habitação, assistência social, esporte, segurança urbana, direitos humanos e atendimento à mulher. Mais informações sobre o projeto e a programação, que incluirá outros distritos de São Paulo, estão disponíveis em http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5426.

Prefeitura no seu bairro

De: 16 a 27 de março
Horário: 9 às 17h
Local: Rua Alziro Pinheiro de Magalhães, 13, Parque São Miguel/Grajaú.