Iluminação especial para comemorar datas importantes

 Cinco monumentos da cidade – Biblioteca Mário de Andrade, Estátua do Borba Gato, Monumento às Bandeiras, Ponte das Bandeiras e Viaduto do Chá – ganharão iluminação especial durante três dias de março para comemorar eventos importantes.

O primeiro deles, dia 12, será celebrado o “Dia Mundial do Rim”. O objetivo da iluminação nas cores azul e vermelho desses monumentos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), é alertar a população sobre a adoção de hábitos saudáveis, como ingestão de água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.

Ainda de acordo com a SBN, estima-se que exista no Brasil entre 1,2 e 1,5 milhões de pessoas com doença renal crônica, das quais 58% são homens; 31% dos pacientes estão com mais de 65 anos.

No dia 17, data em que se festeja o “Dia de São Patrício”, um dos padroeiros da Irlanda, os monumentos serão iluminados na cor verde para participar do “Global Greening”, ação promovida pelo governo daquele país em diversas cidades do mundo.

Realizado há cinco anos, a ação consiste em conectar o mundo com a cultura e a história irlandesa ao iluminar de verde monumentos como Sydney Opera House (Sydney, Austrália), London Eye (Londres), Empire State Building (Nova Iorque), fonte da Casa Branca (Washington, EUA), Grande Muralha da China, estátua do Cristo Redentor, entre outros.

Por fim, dia 26 será a vez do roxo entrar em ação. O “Purple Day” (Dia do Roxo) é um esforço internacional dedicado a aumentar a consciência sobre a epilepsia em todo o mundo. A ideia é mobilizar o maior número de pessoas que possuem a doença, familiares, profissionais da saúde e educação e demais cidadãos na luta pelos direitos à inclusão social, profissionais e econômica dos epiléticos.