Avenida Gameleira Branca, em Itaquera, ganha iluminação no canteiro central



Foto: Assessoria de Imprensa SES



Composta por 56 lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts distribuídas em 28 pontos, foi entregue oficialmente nesta quinta-feira (8/1) pela Secretaria de Serviços a nova iluminação da Avenida Gameleira Branca, no Parque Savoy City, em Itaquera. Além do secretário Simão Pedro e do diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Alberto Serra, participaram da inauguração a subprefeita em exercício de Itaquera, Priscila Rodrigues Martins Birolo, moradores e líderes da região.

Por ser uma via larga com árvores em seu canteiro central e iluminada apenas em seu lado direito, a nova iluminação era uma reivindicação antiga. “Trata-se de uma conquista dos moradores, pois ela é parte da contribuição que já pagam nas contas de luz (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) para a formação de um fundo a ser utilizado na conservação e ampliação da iluminação pública da cidade”, destacou Simão Pedro.

Ao fazer um balanço sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria, lembrou que, desde o início de 2013, por meio do Ilume, foram efetuadas cerca de 190 mil remodelações (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio, que iluminam melhor e são até 50% mais econômicas) e aproximadamente 50 mil ampliações, algumas delas em bairros inteiros, caso como o de Vila Bela, em São Mateus, beneficiada com 420 pontos de iluminação.

Moradora do local há 30 anos, Maria Nilza disse que a intervenção do Ilume eliminou um problema antigo, o de apenas um lado da avenida ser iluminado. “Não só contribuiu para aumentar a sensação de segurança, como também diminuíram os acidentes de trânsito na rotatória que existe via. Isso sem contar a valorização que o local recebeu”, destacou, ao ressaltar que sua opinião reflete a da maioria dos moradores.