Iluminação por LED avança na Marginal Pinheiros

Lado direito da via já conta com a nova iluminação que, entre outras vantagens, tem durabilidade de 12 anos e consome 50% menos energia elétrica



Foto: Heloisa Ballarini/Secom

Com custo estimado em R$ 25,4 milhões e término previsto para o início deste ano, a remodelação da iluminação da Marginal Pinheiros, que prevê a substituição de lâmpadas de vapor de sódio de 400 watts por luminárias de LED de 280 watts, caminha a passos largos. No final do ano, o lado direito da via, no trecho compreendido entre a Ponte do Socorro e o Complexo Viário Heróis de 1932 (Cebolão), foi concluído com a instalação de 746 postes com 1.965 luminárias. Os esforços agora se concentram no trecho entre o Cebolão e a Ponte Transamérica (lado esquerdo), que deverá ser contemplado com 614 postes com 1.268 luminárias.

Parte integrante do programa “São Paulo Mais Iluminada”, a nova iluminação, em relação às atuais lâmpadas de vapor de sódio, apresenta mais fluxo luminoso e define com exatidão as cores. Além disso, leva vantagem quando o assunto é durabilidade – cerca de 12 anos -, o que contribui para baixíssima manutenção, sem contar o consumo 50% menor de energia elétrica. As lâmpadas de vapor de sódio têm vida útil estimada em cinco anos.

Além da marginal, locais como o corredor Norte-Sul (Anhangabaú ao Aeroporto de Congonhas – 742 pontos), entorno do Estádio Itaquerão, ponte do córrego Ponte Baixa (região do M’Boi Mirim – 60 pontos) e monumentos especiais como Viaduto do Chá, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras, Ponte Octavio Frias (Estaiada) e Ponte Padre Avelino (Estaiada do Tatuapé) já são iluminados por meio de LEDs.

Embora outros municípios brasileiros também estão adotando a iluminação por meio de LEDs, vale salientar que São Paulo é a primeira cidade do País a ter uma especificação de LED para a sua implantação, bem como ser a pioneira na homologação desse sistema para uso na iluminação pública.

Diferenças entre os tipos de lâmpadas utilizadas na iluminação paulistana

Lâmpadas de vapor de mercúrio: possuem luz branca. Tem a mesma durabilidade das lâmpadas de vapor de sódio (cerca de 5 anos), porém perdem a luminosidade em pouco tempo

Lâmpadas de vapor de sódio: possuem luz amarela, apresentam cerca de 60% mais fluxo luminoso e são até três vezes mais econômicos do que as lâmpadas de vapor de mercúrio. Duram cerca de 5 anos.

Lâmpadas de vapor metálico: duram em média 5 anos. Emitem luz branca, possuem maior luminância e reproduzem melhor as cores. Geralmente são usadas em grandes avenidas, parques e praças.

Lâmpadas LED: além de baixa manutenção e alta eficiência energética, outra vantagem do LED é sua longa vida útil, cerca de 12 anos.