Secretário Simão Pedro relata ações da secretaria na subprefeitura Santana/Tucuruvi

Região foi beneficiada com ações da secretaria, como coleta seletiva, ecoponto e WiFi Livre



Foto:Assessoria/SES

Como parte de programa estabelecido pela Prefeitura de São Paulo em que os secretários visitam subprefeituras e, dessa forma, tomem conhecimento dos problemas e necessidades dos moradores, o secretário de Serviços, Simão Pedro, esteve nesta terça-feira (04/11) na subprefeitura Santana/Tucuruvi apresentando as iniciativas da pasta no que se refere à iluminação, limpeza urbana, serviço funerário e conectividade digital. Recepcionado pelo subprefeito Carlos Roberto Candella, Simão Pedro esteve acompanhado do diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Alberto Serra.

A subprefeitura Santana/Tucuruvi possui três distritos (Santana, Tucuruvi e Mandaqui), que totalizam uma área de 34,7 km². Cada distrito possui sua própria, e emblemática, história.

Sobre iluminação pública, o secretário lembrou as recentes melhorias na rede, que possui 580 mil pontos de iluminação. “Desde o ano passado modernizamos 186 mil pontos de iluminação, fazendo a troca das lâmpadas de vapor de mercúrio pelas de sódio. Além disso, instalamos 32 mil pontos novos”, disse.

Outro aspecto importante por ele destacado é a inédita PPP (Parceria Público-Privada) que remodelará toda a iluminação da capital, substituindo-a por LED. “Já temos LED em alguns monumentos históricos, como o Viaduto do Chá e a Ponte das Bandeiras, e a pretensão é colocá-la em todo o parque de iluminação da cidade em cinco anos. O edital está em consulta pública e no dia 11 de novembro acontece a primeira audiência”, afirmou.

Citando o Dia de Finados, Simão Pedro apontou os esforços empreendidos pelo Serviço Funerário para humanizar os cemitérios, por meio da apresentação de corais e visitas guiadas, além da parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e a Unifesp para identificar as ossadas de vítimas do regime ditatorial, e da mudança do depósito de urnas funerárias da Vila Guilherme para Vila Mariana, que oferece melhor acesso.

Quanto à limpeza urbana, ressaltou que a região de Santana e Tucuruvi foi recentemente contemplada com coleta seletiva em todos os seus distritos. Uma das metas da pasta, a ser cumprida até 2016, é a reciclagem de 10% de todos os resíduos sólidos. Com a inauguração da segunda Central Mecanizada de Triagem, em Santo Amaro, esse percentual chegou a 7%; até o fim da gestão outras duas serão entregues. A região já possui um Ecoponto, local para entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.

“Estamos trabalhando no edital ‘Redes e Ruas’ para criar novos conteúdos para os telecentros, que estão sendo reabertos em novas modalidades, e para as praças do WiFi Livre”, disse Simão Pedro, ao citar o projeto WiFi Livre, que já possui 74 praças e parques oferecendo internet gratuita e de qualidade aos munícipes e devendo chegar a 120 unidades até o final do ano.

No final do encontro, o secretário respondeu perguntas formuladas por representantes da comunidade local e comprometeu-se em encaminhar as solicitações aos departamentos pertinentes à Secretaria de Serviços.

Veja outras fotos da visita aqui.