Secretaria de Serviços atende demanda da população e ilumina Praça Professor Odorico Machado de Souza

95 luminárias proporcionarão iluminação de qualidade no local



Foto: Assessoria/SES

O Secretário de Serviços, Simão Pedro, acompanhado da vice-prefeita Nádia Campeão, inaugurou na noite desta terça-feira (21), a iluminação da Praça Professor Odorico Machado de Souza, localizada na subprefeitura Lapa. O local, que não possuía nenhuma luminária, foi contemplado com 35 postes, que sustentarão 95 luminárias de vapor metálico ao custo de R$ 190.000,00.

A solicitação foi feita por moradores da região que entraram em contato com a Secretaria de Serviços pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), que passou a trabalhar para suprir a necessidade da praça, que é uma importante ligação entre a Estação Villa Lobos-Jaguaré da Linha 9 da CPTM e a Avenida Queiroz Filho.

A vice-prefeita, Nádia Campeão, destacou a importância da participação dos munícipes e o novo decreto que agiliza as parcerias com pessoas físicas ou jurídicas que queiram adotar uma praça. "Com esta intervenção, demonstramos o compromisso da prefeitura com a população. Além disso, fizemos ontem (20) a assinatura do decreto do Praças Mais Cuidadas", disse.

Alberto Serra, Diretor do Ilume, lembrou a importância da iluminação pública para que o cidadão se aproprie dos locais públicos. “As pessoas se queixavam que não dava para parar à noite e agora isso será possível, elas poderão caminhar e inclusive há uma pista própria para isso', disse.
“ A luz traz segurança, as pessoas antes tinham medo, passavam correndo. Isso (a iluminação) propicia um lugar mais agradável à população e pode ser o início de uma ocupação, de atividades de lazer. A luz é o começo de tudo", ressaltou Daniel Graf de Oliveira, um dos responsáveis pelo mobilização que trouxe luz à praça.
Rafael Sampaio, que trabalha na plataforma Change.org, que organiza abaixo-assinados, apontou os ganhos que a nova iluminação proporciona. “Tanto para quem trabalha quanto para quem mora no entorno é uma conquista. É um espaço público que começar a ser devidamente ocupado”, afirmou.

O secretário Simão Pedro lembrou que a Secretaria de Serviços tem feito instalação de novos pontos e modernizado as lâmpadas. “Desde o ano passado instalamos 32 mil novos pontos de iluminação na cidade e trocamos 188 mil unidades de lâmpadas de vapor de mercúrio”, disse.

“As lâmpadas de vapor metálico são brancas e valorizam mais as cores, além disso, também possuem vida útil semelhante às de sódio (5 anos)”, disse Simão Pedro, citando a modalidade da lâmpada instalada na praça e que também serão usadas em 675 luminárias no Parque Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador).

Esse tipo de lâmpada também está em outros locais da cidade como: Av. Paulista, Praça do Forró e no segundo trecho do Corredor Norte-Sul (Anhangabaú até a Praça Campo de Bagatelle).

Os subprefeitos da Lapa, Jackeline Morena de Oliveira e de Pinheiros, Angelo Salvador Filardo Junior, também participaram da inauguração da iluminação da praça.