Novo modelo de modernização da iluminação pública é apresentado em Fórum

Secretário abordou principais vantagens da PPP da iluminação para São Paulo



Nesta terça-feira (21), o secretário de Serviços, Simão Pedro, realizou apresentação sobre a PPP (parceria público privada) da iluminação pública em seminário sobre o mesmo tema, na capital. Organizado pela "Hiria" e pelo jornal Valor Econômico, o encontro reuniu especialistas e interessados na área e teve como objetivo propiciar um ambiente para que tanto os setor público quanto o privado pudesse opinar, debater e construir novos negócios e modos de gestão de recursos públicos no setor de iluminação pública.

O secretário participou do primeiro painel que abriu o evento com o tema "A PPP da cidade de São Paulo: modelo para o Brasil" e falou sobre as principais vantagens do novo modelo de iluminação que será implementado na cidade. "O Ilume já instalou lâmpadas de LED na Av. 23 de maio, por exemplo, e irá contemplar ainda - antes do início da PPP - os trechos do 'Arco do Futuro' que abrangem a Av. Cupecê, Av. dos Bandeirantes, Av. Jacu-Pêssego e Marginal Pinheiros. Isso vai propiciar ganhos de eficiência na operação da rede de iluminação pública com otimização de custos e redução do consumo de energia elétrica", enfatizou.

A PPP da iluminação permitirá a troca, em cinco anos, dos 600 mil pontos com as atuais lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED. Neste momento, está aberta uma consulta pública do Edital para que sejam colhidas manifestações sobre o mesmo, para prestação dos serviços de modernização, otimização, expansão, operação, manutenção e controle remoto e em tempo real da infraestrutura da rede de iluminação pública do município.

Situação atual da PPP da iluminação e próximos passos:

- Consulta Pública: iniciada em 14/10/2014
- Prazo: 40 dias, com encerramento em 24/11/2014
- Documentos disponíveis: minutas de edital, de contrato e seus respectivos anexos
- Audiência Pública prevista para início de nov/2014
- Publicação do edital de licitação até dez/2014
- Assinatura do Contrato com o vencedor no 1º trimestre/ 2015