“Temos a missão de levar mais conforto aos cidadãos”

Em visita à Parelheiros, secretário de Serviços diz contar com apoio da subprefeitura para levar melhorias à região



Como parte de um programa estabelecido pela Prefeitura de São Paulo em que os secretários visitem subprefeituras e, dessa forma, tomem conhecimento in loco dos problemas e necessidades dos moradores, o secretário de Serviços, Simão Pedro, esteve nesta quinta-feira, (09/10), na Subprefeitura de Parelheiros.

Localizada no extremo Sul da capital, a subprefeitura é composta pelos distritos de Parelheiros e Marsilac numa área de 360,6 km², o que representa cerca de 25% dos 1.523.278 km² da cidade de São Paulo.

Acompanhado do subprefeito Nilton Oliveira, Simão Pedro expôs aos moradores e líderes locais as diversas ações colocadas em prática pela pasta que administra. Entre elas: a remodelação do parque luminotécnico da cidade que, desde o início da gestão Haddad, substitui cerca de 185 mil lâmpadas (troca de lâmpadas de vapor de mercúrio por de sódio ou metálico) e implantou aproximadamente 45 mil lâmpadas, parte delas de LED; a substituição de toda a rede de iluminação pública por meio de uma parceria público-privada (PPP) a ser lançada; a ampliação da coleta seletiva dos resíduos sólidos; alternativas para a saturação dos cemitérios públicos; e a reabertura de telecentros.

Como a maioria das questões levantadas pelos moradores refere-se à iluminação, Simão Pedro disse que solicitará ao diretor do Ilume (Departamento de Iluminação Pública) para que faça um levantamento das necessidades da região. “No que consiste aos novos pontos de iluminação, iremos estabelecer com a subprefeitura uma reunião de planejamento para que seja elaborado um cronograma de instalação, principalmente nos locais de difíceis acessos. Muitas vezes, a iluminação não chega a determinados lugares por serem áreas irregulares. Se tivermos o apoio da subprefeitura, essa tarefa pode ser facilitada”, enfatizou. “Afinal, temos a missão de levar mais conforto aos cidadãos”.

Ele lembrou que, por meio de uma parceria público-privada (PPP), ainda a ser lançada, a prefeitura pretende iluminar toda a cidade por meio de LEDs. “A parceria vai permitir, por exemplo, que tenhamos um centro de controle operacional, o que significa dizer que, em tempo real, iremos saber onde estão localizados os problemas. Hoje, quando queima uma lâmpada, dependemos do munícipe para informar o Ilume sobra a troca”, destacou.

Sobre as queixas relacionadas à limpeza urbana, o secretário disse que notificará a empresa responsável pela varrição naquele distrito, uma vez que, de acordo com os moradores, os resíduos resultantes de varrição não estão sendo coletados no prazo contratado, até 4 horas após o encerramento do turno de limpeza. “Temos conhecimento de que as empresas, para economizar, fazem o recolhimento no dia seguinte, daí contarmos com a ajuda do munícipe na fiscalização desse tipo de conduta”.

Ainda sobre limpeza urbana, Simão Pedro disse que a cidade segue pelo caminho da “radicalização da reciclagem”. “Até o final de 2015, todos os distritos serão atendidos pelo sistema de coleta seletiva. O objetivo é elevar, até 2016, de 1,5% para 10% a coleta dos resíduos recicláveis. Duas centrais mecanizadas, com capacidade de processar 250 toneladas/dia, já estão em operação para tornar essa meta viável. Estamos também ampliando o número de ecopontos. Quando assumimos, eram 50; a meta é chegar a 160 até 2016”, enfatizou.

No final, revelou que uma das ideias da Secretaria de Serviços é lançar um plano de educação ambiental para conscientizar as pessoas sobre a importância de conservar a cidade limpa. Esse programa, destacou, é fundamental para Parelheiros, uma vez que a região está desenvolvendo várias intervenções na área do ecoturismo.