“São Paulo Mais Iluminada” triplicará número de luminárias no Parque Ceret

Serão instaladas 675 luminárias em 367 pontos de iluminação espalhados no parque

Crédito: Fabio Arantes/Secom

O prefeito Fernando Haddad e o secretário de Serviços, Simão Pedro, anunciaram nesta quarta-feira (08), dentro do programa "São Paulo Mais Iluminada", o início das obras para revitalização dos pontos de iluminação e luminárias do Parque Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), no distrito da Vila Formosa. A obra prevê a instalação de 367 pontos de iluminação (675 luminárias de vapor metálico) com custo de R$ 1,3 milhão e previsão de entrega estimada para 30 dias. As lâmpadas de vapor metálico emitem luz branca, tem vida útil de 5 mil horas e realçam mais as cores.

Também estiveram presentes o diretor do Ilume, Alberto Serra, o secretário Celso Jatene (Esportes) e os subprefeitos Quintino Simões Pinto (Aricanduva/Formosa) e Adriana Neves da Silva (Cidade Tiradentes).

“Eu fui procurar a parceria com o secretário Simão Pedro que tem nos ajudado bastante e inclusive nos entregou em setembro a iluminação do Clube Tietê. Ele não vai apenas triplicar o número de luminárias mas modernizar todo o sistema, deixando o parque todo muito mais iluminado”, afirmou o secretário Celso Jatene, referindo-se à recente obra executada pelo Ilume, no Clube Tietê.

O subprefeito Quintino Simões destacou a importância da renovação da iluminação para a região da Vila Formosa. “Teremos uma condição de uso do parque muito melhor do que temos hoje, é um ganho para o parque e maior ainda para a nossa comunidade”.

“Vamos colocar uma iluminação de primeira aqui. Não vai ficar devendo em nada para o Parque do Carmo ou Parque do Ibirapuera. Iluminar o parque de maneira mais efetiva dá possibilidade para que o cidadão o utilize mais”, disse o prefeito Fernando Haddad, citando o Parque do Carmo que recebeu em maio deste ano 464 lâmpadas de vapor metálicos e 42 em LED.

Segundo o prefeito, a cessão do centro esportivo à Prefeitura por 99 anos pelo governo estadual permitiu investimentos na melhoria da estrutura oferecida à população. “A área do Ceret não pertence ao governo municipal. É do governo do estado. Ela estava cedida à Prefeitura provisoriamente, o que impedia investimentos. Mas nós chegamos a um entendimento e agora por 99 anos o parque pertence à cidade. Isso nos permite planejá-lo por décadas”, explicou Haddad. A assinatura da cessão aconteceu em maio de 2013 e substituiu acordo firmado em 2008.

Simão Pedro evidenciou as ações da Secretaria de Serviços que desde o ano passado fez a remodelação de 185 mil lâmpadas, substituindo lâmpadas de vapor mercúrio pelas de sódio, metálico e LED. “No ano passado superamos a meta estabelecida de 120 mil lâmpadas trocadas. Também estamos trabalhando, por meio do “São Paulo Mais Iluminada” na ampliação da iluminação em outros locais. A cidade já recebeu 45 mil novos pontos de iluminação desde 2013”, afirmou o secretário.

Locais contemplados com lâmpadas de vapor metálico


Além do Parque Ceret, que receberá 367 pontos de iluminação de vapor metálico, há outros locais na cidade já inseridas neste tipo de iluminação, são eles:

Avenida Radial Leste e entorno da Arena Corinthians (cerca de 2 mil pontos), segundo trecho do Corredor Norte-Sul, que vai Anhangabaú a Praça Campos de Bagatelle (748 pontos), duplicação da Avenida Belmira Marin (634 pontos), Parque do Carmo (422), Praças do Forró e Mãe Preta (são Miguel Paulista).