Duplicada, Avenida Belmira Marin tem nova iluminação

Para levar mais conforto aos usuários da via, programa “São Paulo Mais Iluminada” instala 634 lâmpadas de vapor metálico



Foto: Taiane Ferreira

Aguardada há décadas pelos moradores do Grajaú, zona Sul, a duplicação da Avenida Belmira Marin, no trecho entre a Avenida Teotônio Vilela e Rua São Caetano do Sul, numa extensão de 3,2 quilômetros, foi entregue recentemente com uma nova iluminação. Por meio do programa “São Paulo Mais Iluminada”, a via recebeu 634 pontos com lâmpadas de vapor metálico, o que contribui para ampliar o conforto de seus usuários, que agora completam o percurso de toda a avenida (cerca de 7 quilômetros) em apenas 15 minutos. Antes, de acordo com cálculos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o trajeto era feito, em média, em uma hora.

Com duração média de 5 mil horas, as lâmpadas de vapor metálico emitem luz branca, possuem maior luminância em comparação às de vapor de sódio e reproduzem melhor as cores. Geralmente são usadas em grandes avenidas, parques e praças. Esse tipo de iluminação está presente em locais como a Avenida Paulista, Avenida Radial Leste, segundo trecho do Corredor Norte-Sul (Anhangabaú a Praça Campos de Bagatelle) e praças do Forró e Mãe Preta (São Miguel Paulista).

Por meio do programa “São Paulo Mais Iluminada”, de janeiro de 2013 a agosto deste ano, a cidade ganhou 31.250 novos pontos de iluminação, o que eleva a composição de seu parque luminotécnico para cerca de 600 mil lâmpadas. Ainda no mesmo período, o programa remodelou 168,7 mil unidades (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio).

Entre as principais obras colocadas em prática pelo programa, destacam-se: remodelação do corredor Norte-Sul (vai da Praça Campos de Bagatelle, na Zona Norte, ao Aeroporto de Congonhas, Zona Sul), que recebeu 742 pontos de iluminação de LED e 748 luminárias com lâmpadas de vapor metálico (luz branca); remodelação da Avenida Radial Leste e entorno da Arena Corinthians, que passou a contar com cerca de 2 mil pontos com lâmpadas de vapor metálico; remodelação da iluminação do Parque do Carmo, com a instalação de 464 luminárias de vapor metálico e de 42 luminárias LED, estas alimentadas por energia solar; iluminação da ponte sobre o Córrego Ponte Baixa (região do M'Boi Mirim), com a instalação de 90 luminárias LED; e iluminação de destaque em monumentos como o Viaduto do Chá, Páteo do Colégio, Biblioteca Mário de Andrade e Ponte das Bandeiras.