Monumentos iluminados na cor rosa chamam a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama



Foto: Paulo Pinto/Secom


Como forma de conscientizar as mulheres, a partir dos 40 anos, sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama, diversos monumentos da cidade serão iluminados na cor rosa, de 1 a 31 de outubro, pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), em adesão ao movimento “Outubro Rosa”.

Os marcos escolhidos são: Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade (a partir de 8 de outubro), Ponte das Bandeiras, Ponte Padre Adelino (Estaiada do Tatuapé) e Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada).

A Biblioteca Mário de Andrade, de 1 a 7 de outubro, ficará iluminada na cor vermelha, em homenagem às vítimas do vírus Ebola, em atendimento a uma determinação das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Com origem nos Estados Unidos nos anos 1990, em pouco tempo o Outubro Rosa se expandiu para todo o mundo. Tem esse nome em alusão à cor do laço cor-de-rosa distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque, promovida pela Fundação Susan G. Komen for the Cure (www.komen.org).

Na esteira das diversas ações criadas para chamar a atenção da população, a iluminação de monumentos e prédios públicos na cor rosa contribui para a expansão do movimento. Além de enaltecer a beleza e a elegância feminina, proporciona uma agradável leitura visual e é compreendida como um fortalecimento dessa causa.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer “José de Alencar Gomes da Silva” (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esclarece o instituto, as taxas de mortalidade são elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.