Lâmpadas de LED e de vapor metálico iluminam sistema viário no M’Boi Mirim

Iluminação instalada na região é a mesma que abastece o Corredor Norte-Sul



Foto: Taiane Ferreira

Com cerca de 565 mil habitantes, a região do M’Boi Mirim (significa cobra pequena em tupi guarani), na Zona Sul, vem se transformando com uma série de investimentos da prefeitura paulistana desde o início de 2013. Entre as diversas obras que vêm sendo edificadas no local, como a construção de 2,6 mil moradias -parte integrante de um projeto de reurbanização de favelas-, canalização de córregos, corredores de ônibus e ciclovias, destacam-se as do programa “São Paulo Mais Iluminada” da Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), com a remodelação e implantação de novos pontos de iluminação.

Somente no ano passado, através do programa "São Paulo Mais Iluminada", a região foi beneficiada com a instalação de 1.507 novos pontos e a remodelação de outros 458 pontos (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio).

Neste ano, com a entrega das obras do sistema viário do córrego Ponte Baixa, o Ilume novamente se faz presente na região. Na primeira intervenção, finalizada em 30 de julho, foram instalados 60 postes com 90 luminárias de LED na nova via localizada na margem direita do córrego, e que inclui um viaduto com 340 metros de extensão. A nova obra permite que os veículos que trafegam no sentido bairro-centro dela acessem diretamente a Marginal Pinheiros.

Com previsão de término para 22 de setembro, o segundo trecho, que ligará a Guido Calói à Rua Frederico Grotte, travessa da Avenida Guarapiranga, deverá receber 70 pontos com 100 luminárias de vapor metálico.

Essas intervenções viárias, que contam a participação do Ilume, fazem parte de um complexo maior que inclui a remodelação da Estrada do M’boi Mirim. A via, que também se encontra em obras, deverá ser duplicada a partir de uma ponte recém-inaugurada sobre o Rio Embu-Guaçu. O objetivo é solucionar os problemas causados pela saturação do trânsito na região.

Caracterizada como uma grande avenida, a Estrada do M’Boi Mirim liga o distrito do Jardim São Luís até o final de Jardim Ângela, numa extensão de mais de 16 quilômetros. É considerada uma das principais vias de deslocamento do eixo Sul-Centro. No local, predominam o comércio popular e pequenos empreendedores individuais, além de abrigar o Terminal Jardim Ângela e o Parque M’boi Mirim.

“A iluminação que está sendo implantanda na região do M’Boi Mirim é a mesma que abastece logradouros importantes da cidade, como o Corredor Norte-Sul e a Avenida Radial Leste. Ela faz parte do nosso compromisso de tornar São Paulo um lugar melhor iluminado e, dessa forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, destaca Simão Pedro, secretário de Serviços.