Ilume inicia readequação de iluminação no Centro Esportivo e de Lazer Tietê

Ao todo serão 89 pontos de iluminação que receberão lâmpadas de vapor metálico. Em breve, centro também terá wifi livre

Em visita às obras do Centro Esportivo e de Lazer Tietê, a ser inaugurado em 20 de setembro, o secretário de Serviços, Simão Pedro, acompanhado pelo secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, e o diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), engenheiro José Alberto Serra de Almeida, anunciou o início da readequação da iluminação naquele espaço.

A obra, coordenada pelo Ilume, consiste na remodelação de 33 pontos já instalados, além da implantação de outros 56, que receberão lâmpadas de vapor metálico, ao custo aproximado de R$ 150 mil. Além de econômicas, esse tipo de iluminação é ideal para parques e praças por permitir boa reprodução de cores, sem afetar a faúna desses locais.

Localizado à Avenida Santos Dumont, às margens do Rio Tietê, numa área de cerca de 50 mil m², dos quais 20 mil de área livre, o local que por mais de um século abrigou as instalações de um dos mais tradicionais clubes paulistanos, o Regatas Tietê, oferecerá à população piscinas, ginásios, quadras poliesportivas e pista de caminhada.

Fundado em 1907 por um grupo de imigrantes portugueses e considerado uma potência em competições aquáticas até a metade do século passado, o clube ficou abandonado por dois anos. Hoje, a área é administrada pela prefeitura que, por meio do Decreto 53.832/2013, a transformou em centro esportivo municipal. O custo da reforma é de R$ 19 milhões.
A inauguração marca também a abertura da Virada Esportiva deste ano.

“Levar iluminação para espaços da envergadura como o Centro Esportivo e de Lazer Tietê é mais uma contribuição que a prefeitura está dando para integrar o cidadão aos espaços públicos, com atividades que permitam a melhoria de qualidade em suas vidas”, enfatiza Simão Pedro.

Ao encerrar a visita, ele revelou que a Secretaria de Serviços solicitou um aditamento nos contratos de implantação do Programa WiFi Livre para que o novo centro de lazer também disponibilize internet gratuita.

Já disponível em 40 locais públicos (ver relação em www.wifilivre.sp.gov.br), o programa visa tornar a Internet acessível ao cidadão a uma velocidade individual e efetiva de 512 kbit/s, suficiente para assistir a vídeos, baixar arquivos e navegar pela rede.