Secretaria de Serviços trabalha para tornar São Paulo uma cidade inteligente

Ações foram apresentadas pelo secretário Simão Pedro em seminário na Capital



A 5ª edição do Seminário “São Paulo Smart Cities - Soluções de TIC e Mobilidade”, que aconteceu nesta quinta-feira (28), contou com a presença do secretário de Serviços, Simão Pedro. Os trabalhos realizados pela secretaria na área de Cidades Inteligentes foram apresentados durante palestra.

A Secretaria de Serviços já está inserida no contexto em três das suas áreas. Na limpeza urbana, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana - Amlurb realiza o monitoramento dos caminhos de lixo. Esse sistema possibilita que a coleta nas ruas de São Paulo seja acompanhada, em tempo real, fornecendo informações sobre o trajeto, a velocidade, e as paradas realizadas pelos veículos. A Amlurb também começou a implantar, desde o início deste ano, as papeleiras inteligentes ou "Big Belly" que são fabricadas com material sustentável e trabalha apenas com energia solar.

Em sua fala, Simão Pedro ainda destacou a importância do programa WiFi Livre SP que prevê a instalação de acesso gratuito à internet por sistema WiFi em 120 praças ou parques, atendendo todos os 96 distritos da Capital. "Hoje contamos com 33 locais com internet aberta e isso vai permitir que as pessoas se apropriem melhor dos espaços públicos, se reúnam e participem de atividades culturais".

Para o futuro, o secretário falou sobre o projeto de iluminação pública por telegestão. "A cidade irá receber iluminação a LED que é mais sustentável, economiza energia e tem maior durabilidade, além disso, vamos contar com um sistema de monitoramento em tempo real, o que permitirá uma maior rapidez na manutenção da iluminação pública".

O evento teve como objetivo oferecer soluções e apresentar cases de sucesso destinadas à melhoria da Gestão dos Serviços Públicos (Educação, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Arrecadação Tributária, etc.) nas cidades, realizando debates e apresentações sobre este cenário.

Smart Cities - o que é

A World Foundation for Smart Communities define que as Cidades Inteligentes devem ser baseadas em um crescimento inteligente e planejado, por meio das TICs. “Uma Comunidade Inteligente é uma comunidade que faz um esforço consciente para usar a tecnologia da Informação para transformar a vida e o trabalho dentro de seu território de uma forma significativa e fundamental, em vez de seguir uma forma incremental".