Entorno da Biblioteca Mário de Andrade e Praça Dom José Gaspar ganham nova iluminação

Projeto luminotécnico respeitou a flora e a fauna da região

Em cerimônia realizada no terraço da Biblioteca Mário de Andrade, em 25/06, e que contou com as presenças dos secretários Simão Pedro e Juca Ferreira, de Serviços e Cultura, respectivamente, do diretor da biblioteca, Luiz Bagolin, e de representantes da Associação Viva o Centro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços e do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), inaugurou a nova iluminação da Praça Dom José Gaspar e entorno da biblioteca, composta por 47 luminárias com lâmpadas de LED e 28 luminárias ornamentais com lâmpadas de vapor metálico.

Além de inserir a biblioteca no conjunto de monumentos que possuem iluminação de destaque, a revitalização luminotécnica, de acordo com o Ilume, permitirá uma redução de 47% no consumo de energia elétrica.

“Nossa intenção é levar a iluminação decorativa para outros pontos, como a Ladeira da Memória, considerado um dos mais antigos patrimônios históricos da cidade”, destacou Simão Pedro, ao falar sobre o conjunto de obras inaugurado (ver abaixo) e do esforço que o município tem despendido para tornar a capital paulista mais iluminada.

“É evidente que parte das obras entregues tem a ver com a Copa do Mundo, pois o objetivo era mostrar ao turista do mundo inteiro a beleza de nossa cidade, mas é, também, uma amostra do que pretendemos daqui para a frente. A Avenida 23 de maio, toda em LED, é exemplo disso, pois sabemos que melhor iluminação traz investimentos, novos empregos e assim por diante”, enfatizou Simão Pedro.

Flora e fauna

Ao falar sobre a nova iluminação, o diretor da biblioteca, Luiz Bagolin, ressaltou o respeito do projeto em relação à flora e a fauna. “Temos diversas espécies botânicas raras, algumas em extinção. Além disso, a iluminação foi colocada abaixo das copas das árvores, o que preserva as aves que habitam a praça”, destacou.

Ainda para ele, em função da remodelação ter sido fiel ao traçado original da praça, abre a possibilidade de integração dos dois espaços (praça e biblioteca). “Nosso objetivo é eliminar as grades que dividem esses ambientes e a nova iluminação é o primeiro passo para que essa interação, que houve outrora quando a cidade era mais pacífica, aconteça. Somos um espaço cultural e queremos que o cidadão ocupe esse lugar, de forma pacífica e segura”.

Por sua vez, o secretário de Cultura, Juca Ferreira, também ressaltou a importância da iluminação para uma maior convivência do cidadão com o município. “Temos uma das maiores noites do mundo, mas precisamos oferecer infraestrutura adequada para que ela seja confortável”.

Segundo ele, nos últimos anos, por conta de uma visão equivocada de planejamento urbano, que contribuiu para que as cidades ficassem nas mãos da especulação imobiliária, as regiões centrais, juntamente com as periferias, foram abandonadas. “Dessa forma, todo investimento no centro deve ser aplaudido, já que estimula novas convivências. E quando ele acontece onde está inserida uma das mais importantes bibliotecas do País, sentimos que é uma oportunidade de expansão da integração entre esse estabelecimento cultural e o cidadão”.

Na mesma cerimônia, em ato simbólico, foram entregues as novas iluminações dos seguintes locais: Corredor Norte-Sul (Trecho Aeroporto de Congonhas – Vale do Anhangabaú -742 pontos de iluminação de LED); Avenida Radial Leste (Substituição de 1.677 lâmpadas de vapor de sódio por de vapor metálico); Páteo do Colégio (Iluminação de destaque); Ponte das Bandeiras (Iluminação de destaque); e Viaduto do Chá (Iluminação de destaque).