Nova iluminação pública de São Paulo será integrada e inteligente

A iluminação pública de São Paulo, através da Parceria Público-Privada (PPP) que terá processo de licitação iniciado no segundo semestre deste ano, passará por processo que a deixará inteligente e integrada por meio do aperfeiçoamento de todo parque que receberá lâmpadas de LED e de um Centro de Controle Operacional. “Dependemos hoje da ligação do cidadão para detectar se teve uma falha, uma lâmpada apagada ou outro problema”, afirmou o secretário de Serviços, Simão Pedro, durante o Wireless Mundi, nesta terça-feira (03).

O evento debateu iniciativas públicas e privadas relacionadas à Internet das Coisas (IOT, na sigla em inglês), modalidade que visa o desenvolvimento e inserção da conectividade entre dispositivos eletrônicos como, por exemplo, as lâmpadas LED e o futuro Centro de Controle Operacional, que terão comunicação entre si.

O Centro de Controle Operacional citado pelo secretário irá permitir que as equipes de manutenção verifiquem a situação da rede de iluminação em tempo real e que as adversidades sejam reparadas antes que o munícipe ligue para o Ilume.

Com a PPP, está prevista a remodelação de 580 mil pontos de luz que receberão lâmpadas de LED. O distanciamento atual dos postes e o nível de luminosidade dos logradouros também serão avaliados. “Adoção de novas tecnologias visando a eficientização e menor consumo de energia; gestão inteligente com acesso em tempo real às condições da rede e regulação do contrato por níveis de serviço”, ressaltou Simão referindo-se às melhorias pretendidas com a PPP.

Redução no consumo de energia e das reclamações no 0800

“Em 2012 foram arrecadados 240 milhões com a taxa de iluminação pública e pagos 120 milhões para a Eletropaulo, valor que conseguimos reduzir para 95 milhões no ano passado”, destacou Simão citando a economia de energia na iluminação pública, conquistada em razão da remodelação efetuada no ano passado, na qual 120 mil pontos tiveram suas lâmpadas de mercúrio substituídas pelas de sódio, que são mais claras e econômicas.

Com as ações realizadas no ano passado, como a remodelação e instalação de 18 mil novos pontos e iluminação, o número de reclamações mensais - cerca de 30 mil em janeiro do ano passado – foi reduzido para 25 mil neste ano.

Iluminação Pedonal


Outro projeto do Ilume que merece destaque é a iluminação pedonal, modalidade que privilegia o pedestre. Os postes são direcionados para iluminar as calçadas e são mais baixos, de modo que as lâmpadas não são bloqueadas pelas copas das árvores. No ano passado foram instaladas 4 mil lâmpadas deste tipo, posicionadas de acordo com a necessidade de cada região.

A meta para 2014 é a instalação de novos pontos deste tipo de iluminação. “Serão instalados 20 mil novos pontos de iluminação pedonal, principalmente nos bairros com maior arborização e ruas com maior fluxo de pessoas, como ruas com Universidades, por exemplo”, afirmou Simão Pedro, Secretário de Serviços.

WiFi Livre SP

Durante a apresentação, o secretário citou o Projeto “WiFi Livre SP” que pretende redemocratizar o espaço público, oferecendo internet de qualidade em 120 localidades espalhadas nos 96 distritos da capital. Atualmente há 10