Verde e amarelo. É São Paulo dando boas-vindas à Copa

Essas cores iluminarão 14 dos principais pontos turísticos até 13 de julho

A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) está desenvolvendo projetos de iluminação especial para diversos monumentos e pontos turísticos de São Paulo. Na maioria dos casos, a iluminação tem a ver com eventos importantes realizados na cidade, ou, ainda, como uma forma de apoiar iniciativas e campanhas de interesse da sociedade. As intervenções são feitas diretamente nas fachadas dos edifícios, o que os tornam pontos atrativos de luz espalhados pela cidade.

A iluminação especial começou a ganhar destaque a partir de 4 de março, quando cinco monumentos - Monumento às Bandeiras (região do Parque do Ibirapuera), Prefeitura, Viaduto do Chá, Teatro Municipal e Praça da Sé (centro da cidade) - foram destacados nas cores verde e amarelo, uma alusão aos 100 dias que estavam faltando para a abertura da Copa do Mundo, devendo permanecer assim até 13 de julho, com o término da competição.

Com a proximidade do evento, a iluminação desses pontos ganha, a partir de 29 de maio, a companhia da Biblioteca Mário de Andrade, prédio da Secretaria Estadual da Educação (antigo Colégio Caetano de Campos), esquina das avenidas São João e Ipiranga e Edifício Itália (centro), Ponte das Bandeiras (região Norte), Ponte Estaiada do Tatuapé (zona Leste), Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira (zona Sul), Estátua Borba Gato (zona Sul) e Parque da Independência (frente ao Museu do Ipiranga).

Recentemente, como forma de apoiar a Semana contra o abuso e exploração infanto-juvenil, a maioria desses locais foi iluminada de azul e rosa, casos específicos da Biblioteca Mário de Andrade, Monumento às Bandeiras, Pontes das Bandeiras e do Tatuapé, Estátua Borba Gato, Teatro Municipal e luzes do Lago do Ibirapuera.

Um dos principais cartões-postais da cidade, o Viaduto do Chá recebe atenção especial. Além da parte de baixo ser destacada por lâmpadas de LED, os tradicionais postes ornamentais usados na iluminação do leito carroçável ganharam luzes verdes e amarelas. Lâmpadas de LED também estão presentes na Ponte das Bandeiras e na Biblioteca Mário de Andrade.

Marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo, o Pátio do Colégio já é dotado de iluminação especial, branca para realçar a fachada da igreja que é da mesma cor. Para não fugir dessa característica, a opção encontrada foi a projeção de luzes levemente amareladas.
Para o secretário de Serviços, Simão Pedro, a iluminação especial é um compromisso da prefeitura de tornar a cidade ainda mais bela. No que se refere às cores verde e amarelo, como forma de homenagear a Copa do Mundo, ele diz: “Trata-se de um dos eventos mais importantes do mundo, o que deixa a cidade orgulhosa, principalmente por abrigar a partida inaugural entre Brasil e Croácia. Essa iluminação é uma forma de dizer que receberemos bem os turistas e que, mais do que nunca, estamos no clima da Copa”.