Secretaria de Serviços se prepara para a 10º Virada Cultural

Planos de iluminação e limpeza urbana já estão prontos

Para garantir mais conforto e bem estar aos frequentadores da décima edição da Virada Cultural, que acontece no próximo final de semana (17 e 18 de maio), o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) estará monitorando, a partir de hoje (13), toda a rede de iluminação dos locais onde serão montados os palcos. O objetivo é reparar possíveis falhas e, dessa forma, garantir boa iluminação durante o evento. Da mesma forma, a preparação para a limpeza urbana já foi iniciada pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

A ação do Ilume levará em conta o trajeto entre os locais dos espetáculos e os pontos de ônibus, metrô e estações de trem. Equipes de plantão estarão à disposição nas proximidades para quaisquer emergências.

Os palcos da Virada Cultural serão montados nos seguintes locais: Praça Júlio Prestes, Pinacoteca, Luz (Cásper Líbero), Alameda Barão de Limeira, Avenida São João, Largo do Arouche, Rua Carlos de Souza Nazareth, Avenida Rio Branco, Praça da República, Avenida São Luís, Anhangabaú, Rua 25 de março, Rua São Bento, Praça Cívica Ulisses Guimarães (Parque Dom Pedro), Pátio do Colégio, Praça Roosevelt e Praça da Sé.

Várias pistas receberão espetáculos que demandam maiores espaços para suas apresentações. Serão instalados nos seguintes logradouros: Largo do Café, Ruas Mauá, 7 de abril, Ouvidor Pacheco e Silva, General Carneiro, Ouvidor Pacheco e Silva, Barão de Duprat, XV de Novembro e Carlos de Souza Nazaré, Avenida Liberdade, Ladeira da Memória, Largo São Francisco, Praça Princesa Isabel, Largo da Misericórdia, Praça Antônio Prado e Edifício Copan.

Além disso e apesar de não seguir o padrão Ilume, o Cemitério da Consolação receberá iluminação especial para garantir a projeção de vídeos, performances e musicais. Recente vistoria do departamento constatou que o local foi vítima de furto de 18 vãos de cabos, o que contribuiu para que 20 lâmpadas de vapor de mercúrio permanecessem apagadas.

Limpeza e fiscalização

A estrutura de limpeza inclui atividades preliminares que começam hoje, na região central de São Paulo. Entre os serviços realizados estão a raspagem de sarjeta, guias e postes (que também receberão pintura), capinação, limpeza de bueiros, vias e viadutos, lavagem dos calçadões e escadarias, além da coleta de resíduos diversos.

A Virada contará com uma equipe de 4.200 agentes ambientais, divididos em turnos, a partir das 16h de sábado e até o fim da noite de domingo, apenas para a limpeza e coleta de resíduos. O quadro de profissionais envolvidos terá ainda 180 motoristas/operadores, 40 fiscais e 160 colaboradores responsáveis pelo trabalho de dez cooperativas de reciclagem.

Em relação aos equipamentos disponíveis para a área de abrangência do evento, que já dispõe de 1.230 papeleiras, serão utilizados 21 caminhões-pipa, 18 caminhões antares, 13 caminhões compactadores, oito varredeiras mecânicas de grande porte e seis de médio porte, 200 PEV (Pontos de Entrega Voluntária), 64 contêineres de 1 m³, 20 contêineres de 1,20 m³ e 40 de 3,20 m³.