Corredor Norte-Sul e Radial Leste têm iluminação revitalizada

Além de tornar a cidade mais bela, nova iluminação quer garantir mais qualidade de vida ao cidadão paulistano

Principal ligação viária entre as regiões Norte e Sul da cidade, o trecho compreendido entre a Praça Campo de Bagatelle e o Aeroporto de Congonhas, que engloba vias como Avenidas Santos Dumont, Tiradentes, 23 de maio e Washington Luiz, além do Vale do Anhangabaú, terá a iluminação pública remodelada até 15 de maio.

Dividida em duas partes, a obra, que está sendo coordenada pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), faz parte das metas do Programa de Iluminação traçado para 2014, que tem como objetivo aumentar os níveis de iluminação da cidade. No primeiro trecho, de 17 quilômetros, que vai do Aeroporto ao Vale do Anhangabaú, serão substituídos 453 postes, que receberão 688 luminárias com tecnologia LED 280 Watts no lugar das atuais lâmpadas de vapor de sódio de 400 Watts. No segundo, os 3,5 quilômetros que fazem a ligação do Vale do Anhangabaú à Praça Campo de Bagatelle, 500 lâmpadas de vapor de sódio 400 Watts serão substituídas por de vapor metálico (luz branca) de igual potência.

Outro importante corredor que está sendo revitalizado é a Radial Leste, que cruza todo o eixo leste da cidade até o centro (Parque Dom Pedro II). Em uma extensão de 24 quilômetros, que compreende trecho da Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire e as Avenidas Conde de Frontin, Antônio Estevão de Carvalho, Luís Ayres e José Pinheiro Borges, 1.289 lâmpadas de vapor de sódio serão trocadas por de vapor metálico.Além disso, a via será contemplada com a instalação de outros 24 pontos de iluminação, que abrigarão 35 luminárias com lâmpadas de vapor metálico.

“A iluminação dos principais corredores faz parte do compromisso de tornar a nossa cidade mais iluminada e, por conseguinte, mais bela, contribuindo, dessa maneira, para a ampliação da qualidade de vida de seus habitantes”, afirma Simão Pedro, secretário de Serviços.